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A Politecnia concebe e implementa estratégias de formação dos trabalhadores em geral e de saúde em particular, de resistência a um modelo de educação para o capital, para a semi-formação e para práticas em favor da mercantilização da saúde. Portanto, ela entende a educação como forma de emancipação do trabalhador quando submetido a um projeto educativo contra-hegemônico.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A politecnia implica em uma educação profissional entendida como um espaço de produção mercantil de tecnologia, com propósitos, custos e ritmo adequados às necessidades do mercado.

II. A politecnia implica em uma formação que a partir do próprio trabalho social desenvolve a compreensão das bases da organização do trabalho na sociedade.

III. A politecnia implica em uma educação profissional que considere o discurso sobre a relação público-privado como fundamental para sanar o déficit econômico e os problemas sociais a partir do fortalecimento de um estado financiador do privado.

Assinale:

O conceito ampliado de saúde pressupõe que saúde não seja entendida simplesmente como ausência de doença e, portanto as ações devem extrapolar a mera prestação de serviços clínico-assistenciais e estimular ações intersetoriais de promoção à saúde e prevenção de doenças.

Para o idoso é fundamental adiar ao máximo o início das doenças e assim, torna-se importante valorizar os dois níveis de prevenção primária que são:

Com relação aos princípios que regem a Lei 8.842, assinale a afirmativa incorreta.

As diretrizes básicas da Política Nacional da Saúde do Idoso demonstram as preocupações com a promoção do envelhecimento saudável, na busca da autonomia e independência dos idosos.

Sobre os conceitos de autonomia e independência, respectivamente, assinale a afirmativa correta.

A proposta do SUS, na sua origem, era a de combater a privatização e a medicalização da saúde. Contudo, a implantação desse sistema de saúde enfrenta dificuldades vinculadas às características patrimonialistas e privativistas do Estado brasileiro que se refletem nas ações de formação profissional dos trabalhadores da Saúde.

Compreendendo-se que o trabalho em saúde requeira a ampliação qualitativa e quantitativa da formação profissional dos trabalhadores da saúde e buscando-se evitar a alienação para o trabalho, espera-se do projeto de educação dos trabalhadores de saúde: