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Questões por página:

Analise as afirmativas:


I. Uma das maneiras de traduzir matematicamente alguns fenômenos é através do estabelecimento de relações de dependência entre as quantidades ou grandezas observadas.

II. A geometria estimula a capacidade de observação do aluno, sua criatividade, por meio do uso de formas geométricas para visualizar, representar ou descrever objetos.


III. O raciocínio lógico-dedutivo, no qual provam-se fatos novos a partir de fatos conhecidos, é a base do conhecimento científico, sendo aplicado com frequência em discussões e debates.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Sobre o processo de avaliação em matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O erro na resolução de um problema ou em uma avaliação deve ser encarado como uma oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias de solução.

( ) O professor deve buscar selecionar e registrar situações e procedimentos que possam ser avaliados de modo a contribuir efetivamente para o crescimento do aluno.

( ) O professor deve incentivar e abrir espaço para que os alunos exponham, oral ou de forma escrita, suas observações, suas dificuldades e seus relatos sobre as atividades e conteúdos trabalhados.

A sequência está correta em:

De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o aluno:


I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou gerais.

II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.

III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.

IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos erros.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Das equações a seguir, assinale aquela cuja soma das raízes é um número par:
Maurílio montou dois poliedros regulares, utilizando folhas de cartolina. Sabe-se que um desses poliedros possui faces pentagonais e o outro faces triangulares. Se a soma de todas as faces desses dois poliedros é igual a 16, pode-se afirmar que a soma de suas arestas é igual a: