Questões de Concurso
Filtrar
4.065 Questões de concurso encontradas
Página 505 de 813
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
O exercício do magistério deve ser pautado em uma conduta ética de caráter universal que possibilitará a melhoria contínua da educação no país e proporcionará um ambiente escolar seguro e intelectualmente produtivo. Com base nos conceitos e princípios aplicáveis à ética profissional, analise as afirmativas a seguir.
I. A conduta ética do professor deve estar presente em todos os aspectos de sua vida, não restringindo este comportamento apenas ao ambiente de trabalho.
II. A ética profissional se refere a um conjunto de princípios que devem ser previstos em Lei, que irá diferenciar o que é certo do errado. Aquilo que não encontra respaldo nas normativas aplicáveis ao profissional não pode ser considerado um comportamento ético.
III. A busca pelo bem-estar da coletividade é um dos norteadores de que se trata um comportamento ético no âmbito profissional como, por exemplo, tratar a todos com respeito.
Está correto o que se afirma em
I. A conduta ética do professor deve estar presente em todos os aspectos de sua vida, não restringindo este comportamento apenas ao ambiente de trabalho.
II. A ética profissional se refere a um conjunto de princípios que devem ser previstos em Lei, que irá diferenciar o que é certo do errado. Aquilo que não encontra respaldo nas normativas aplicáveis ao profissional não pode ser considerado um comportamento ético.
III. A busca pelo bem-estar da coletividade é um dos norteadores de que se trata um comportamento ético no âmbito profissional como, por exemplo, tratar a todos com respeito.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Pedagogia
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, do ensino médio para a disciplina de matemática, assinale a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Em certa escola situada em uma região urbanamente diversificada, os educadores estão profundamente empenhados em cultivar um ambiente educacional que celebra o multiculturalismo. A comunidade escolar é notavelmente heterogênea, abrigando alunos provenientes de uma ampla variedade de origens étnicas, culturais e religiosas, refletindo a riqueza da diversidade presente na sociedade. Durante uma reunião pedagógica, os professores discutem a importância de incorporar diferentes perspectivas culturais no currículo para enriquecer a experiência educacional dos alunos. No contexto do multiculturalismo, qual é a principal finalidade da inclusão de diferentes perspectivas culturais no currículo escolar?
Disciplina:
Pedagogia
As teorias de aprendizagem são fundamentais para compreender como as pessoas adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades. No entanto, tais teorias podem variar em suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas. Lev Semionovitch Vygotsky, principal representante da chamada Psicologia Histórico-Cultural, enfrentou o desafio de construir uma nova psicologia e deste embasamento científico também à pedagogia, a partir de sua nova concepção de homem como forma de aportar as relações sociais à educação, à mediação com a cultura, um caráter diligente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade. No desenvolvimento de sua teoria, Vygotsky:
I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.
II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.
III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.
Está correto o que se afirma em
I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.
II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.
III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Pedagogia
A gestão da aprendizagem, um componente essencial do ambiente educacional contemporâneo, engloba um conjunto de estratégias e práticas que visam promover a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Isso inclui a criação de ambientes de aprendizagem estimulantes, a seleção de recursos educacionais adequados, a definição de metas claras de aprendizagem, a avaliação constante do progresso dos alunos, dentre outros. Na gestão da aprendizagem, um dos princípios fundamentais é a personalização do ensino, que envolve adaptar o processo de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos alunos. No entanto, a personalização da aprendizagem pode ser desafiadora para a implementação de uma forma eficaz. Considerando uma abordagem bem-sucedida para promover a personalização da aprendizagem, o professor deve