Questões de Concurso
Filtrar
3.885 Questões de concurso encontradas
Página 72 de 777
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação do ensino e aprendizagem sempre foi motivo de controvérsias no cenário educativo, isto porque durante um tempo sua práxis esteve enraizada como processo de aprovação ou reprovação. Essas convicções, demandaram outras perspectivas mais abrangentes, ou seja, como ato pedagógico e dialético entrelaçados pelos princípios políticos, sociais, éticos e culturais voltados para o respeito e consideração pela aprendizagem humana.
CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).
A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:
I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.
II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.
III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).
A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:
I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.
II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.
III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, a teorização sobre currículo escolar na tentativa de melhor compreender seus pressupostos e significados mediante sua forma processual e prática, à luz de sua função social como ponte entre a sociedade e a escola, vem contribuindo para diferentes definições, acepções e perspectivas em torno de um processo de autocrítica e autorregulamentação no convergir de suas funções como expressão cultural e de socialização que a escola concebe por conteúdos curriculares.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).
Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.
II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.
III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.
IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.
V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).
Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.
II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.
III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.
IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.
V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disciplina:
Noções de Informática
Os softwares que compactam e extrai arquivos são capazes de produzir a compressão de arquivos de maneira que esses arquivos fiquem de tamanho menor e ocupem menos espaço. As opções a seguir são exemplos de compactadores de arquivos, EXCETO:
Disciplina:
Noções de Informática
Os computadores pessoais, notebooks e smartphones são equipamentos eletrônicos usados no dia a dia das pessoas, eles são capazes de fazer coisas produtivas. Os usuários que acessam à internet podem fazer através de softwares conhecidos como navegadores ou browsers. Qual das alternativas abaixo são nomes de três navegadores de internet?
Disciplina:
Noções de Informática
Considere a seguinte imagem como recorte de uma planilha do Microsoft Excel.
Marque a alternativa correta: