Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.

    “Na verdade, houve tempos em que as palavras valiam muito, sobretudo umas que se chamavam de honra. Essas eram mesmo valiosas.
    Actualmente as palavras já não têm o mesmo valor, nem mesmo as de honra.
    Muitas palavras mudaram de significado, abastardando-se a sua utilização, de uma forma que significam o que cada um que as utiliza quer que signifiquem. Tal forma de usar as palavras transforma diálogos em monólogos sucessivos.”

(Zé Morgado)

O problema atual no uso das palavras é o de

Neologismo é o processo de criação de uma palavra devido à necessidade de designar novos objetos ou novos conceitos ligados às áreas tecnológica, artística, econômica, esportiva etc.

Assinale a frase que mostra um exemplo de neologismo.
Assinale a frase que possui exclusivamente linguagem formal.
Jargão significa uma linguagem específica de determinado grupo profissional ou sociocultural.

Assinale a opção que indica a atividade profissional inadequada à frase.

“Os palavrões existem em todas as culturas, em todos os tempos, por serem as palavras que melhor conseguem exprimir emoções de raiva, ofensa ou (por que não) humor. Eles são controlados pelo ‘porão’ do cérebro – o sistema límbico, responsável pela nossa parte mais primitiva (por isso que os palavrões sempre se referem à base da existência: sexo e excrementos), e influenciam desde sempre no nosso relacionamento social. Eles mudam de tempos em tempos, dependendo da polêmica da época. Na peça Romeu e Julieta, ‘que a peste invada a casa de ambos’ é usado como ofensa. Hoje não surtiria muito efeito.”

(Daniel Alves)

O texto utiliza duas expressões semelhantes: “em todos os tempos” e “de tempos em tempos”.

Essas duas expressões equivalem, respectivamente, aos advérbios