Questões de Concurso
Filtrar
2.053 Questões de concurso encontradas
Página 296 de 411
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Artística
O componente curricular Arte no Ensino Médio propõe estudos e experiências das linguagens da Arte – teatro, dança, música, artes visuais e artes integradas – e de suas manifestações.
Analise as afirmativas a seguir sobre os propósitos pertinentes ao ensino e aprendizagem de Arte no Ensino Médio.
I. Apropriação do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo sua diversidade e legitimidade nos processos de disputa simbólica.
II. Construção de conhecimentos e desenvolvimento de senso crítico e estético, aguçando a dimensão imaginativa, poética e criativa.
III. Desenvolvimento da capacidade de fruir e apreciar de maneira sensível as diversas manifestações culturais e artísticas, locais e globais
Está correto o que afirma em
Analise as afirmativas a seguir sobre os propósitos pertinentes ao ensino e aprendizagem de Arte no Ensino Médio.
I. Apropriação do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo sua diversidade e legitimidade nos processos de disputa simbólica.
II. Construção de conhecimentos e desenvolvimento de senso crítico e estético, aguçando a dimensão imaginativa, poética e criativa.
III. Desenvolvimento da capacidade de fruir e apreciar de maneira sensível as diversas manifestações culturais e artísticas, locais e globais
Está correto o que afirma em
Disciplina:
Educação Artística
Observe a imagem a seguir. O ditado na parte superior é de Paul Klee (1879-1940), enquanto o desenho é de Pablo Picasso (1881- 1973).

Para Paul Klee, o desenho de Picasso demonstrava a potência expressiva da linha. A respeito da linha enquanto elemento formal do desenho, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A potência expressiva da linha consiste em sua capacidade de evocar formas e sentidos.
( ) A linha é o contorno das coisas, a margem traçada entre a representação do que é e do que não é.
( ) Traçar linhas significa representar visualmente um raciocínio abstrato, um conceito.
As afirmativas são, respectivamente,

Para Paul Klee, o desenho de Picasso demonstrava a potência expressiva da linha. A respeito da linha enquanto elemento formal do desenho, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A potência expressiva da linha consiste em sua capacidade de evocar formas e sentidos.
( ) A linha é o contorno das coisas, a margem traçada entre a representação do que é e do que não é.
( ) Traçar linhas significa representar visualmente um raciocínio abstrato, um conceito.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Educação Artística
Como disparador da organização dos processos pedagógicos, o componente Arte no Ensino Médio visa a garantir uma “experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED,2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED,2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de
Disciplina:
Educação Artística

O expressionismo abstrato de Jackson Pollock é marcado
Disciplina:
Artes Plásticas
O elemento base da música é o som. Cada som possui propriedades que o caracterizam chamadas de “parâmetros”. Leia, a seguir a descrição de dois desses parâmetros sonoros.
I. É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos; é o grau de volume sonoro que depende da força empregada para produzir as vibrações.
II. É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves, médios e agudos, sendo definida pela velocidade da vibração dos objetos.
As descrições I e II correspondem, respectivamente, a
I. É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos; é o grau de volume sonoro que depende da força empregada para produzir as vibrações.
II. É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves, médios e agudos, sendo definida pela velocidade da vibração dos objetos.
As descrições I e II correspondem, respectivamente, a