Questões de Concurso
Filtrar
1.933 Questões de concurso encontradas
Página 376 de 387
Questões por página:
Questões por página:
Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações é uma das habilidades requeridas no ensino da contextualização do teatro brasileiro em diferentes períodos da história. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Há uma teatralidade implícita no cotidiano cultural do aluno que não se atém apenas às salas de espetáculo. Vários folguedos e ritos se apossam da teatralidade com estrutura. II. O desafio do ensino desse tópico está no fato de que, em Minas Gerais, o material de pesquisa é escasso, uma vez que há poucos grupos de teatro que se dedicam à preservação e realização de manifestações culturais tradicionais. III. Uma das formas recomendadas de ensino é assistir a manifestações de folguedos populares e danças, tais como reisado, folia de reis, espetáculos teatrais de rua, procissões, nos quais a teatralização, a encenação e a representação de personagens estejam presentes. Estão corretas as afirmativas:
O aluno deve saber identificar e elaborar danças em que a sequência gestual e de movimentos esteja estruturada. Sobre o ensino dos elementos da dança, detalhado no Centro de Referência Virtual do Professor, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
Em relação ao ensino dos movimentos teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas, segundo a óptica do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Ator é corpo, voz, emoção, domínio de expressividade, intenção e gesto. Tendo o teatro uma técnica em que o homem se relaciona com o espaço, o primeiro passo para a execução de trabalhos, exercícios ou montagens teatrais é a escolha adequada do espaço e seu domínio. Sobre o ensino da Percepção dramática e sensibilidade estética à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A adequação da realidade espacial das escolas com a proposta de ensino deve ter como objetivo viabilizar de forma concreta o processo didático do fazer teatral correto. II. O desconhecimento das formas de expressão que o corpo pode oferecer leva o aluno a não explorar as potencialidades psicofísicas que lhes são próprias e estão sufocadas por falta de atividades corpóreas criativas. III. O ponto de partida do ensino deve ser o conhecimento prévio que o aluno tem sobre atividades que envolvam trabalho de corpo, tais como capoeira, dança de rua, danças folclóricas etc. Estão corretas as afirmativas:
O aluno, ao tomar conhecimento do mundo musical, em seus aspectos históricos, sociais e étnicos, terá a oportunidade de conhecer a produção musical do ser humano em várias épocas e estilos. Sobre o estudo da música em seus aspectos históricos, sociais e étnicos segundo o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. É importante que o professor foque o ensino apenas na sua experiência musical, levando os alunos a estilos clássicos musicais. II. O professor deve ter conhecimentos gerais em música e relacionar esse repertório a seus respectivos contextos sociais. III. Uma das formas de ensinar é relacionar as músicas ao meio social em que são produzidas, estabelecendo uma relação crítica com a música produzida para o consumo em massa. Estão corretas as afirmativas: