Filtrar


Questões por página:
O docente de artes apresenta a seus alunos imagens de pinturas faciais de três tribos distintas (Karajá, Yanomami e Kayapó) e solicita que os alunos observem o uso dos elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo”. Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://pib.socioambiental.org/
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.

Está correto o que se afirma em:
A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Bené Fonteneles. Ágora: OcaTaperaTerreiro,2016.
O termo para designar a obra de Bené Fonteneles é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960 e indica uma modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas aberturas, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termos/80018
Com base no trecho e na imagem, assinale a opção que indica corretamente a modalidade de produção artística exemplificada pela obra de Bené Fonteneles.
Visualizar Questão Comentada
A dúvida é uma proposta expositiva com características de intervenção, realizada na FotoGaleria em Porto Alegre em 2004, quando ela anunciou o encerramento definitivo de suas atividades. O artista colocou a frase “O que os olhos não vêem, o coração não sente?” na porta da galeria. Pelo convite, as pessoas sabiam da exposição, mas não do horário de abertura e fechamento da galeria. Ao chegar e perceber que a galeria estava fechada, deparavam-se com a frase citada. Quando a galeria estava aberta, encontravam a reprodução de uma imagem da fachada da galeria, acompanhada da mesma frase impressa sobre lona vinílica nas mesmas dimensões desse espaço. Colocada de tal forma na entrada, a imagem formava uma barreira material e impossibilitava adentrar no interior da galeria.

Imagem associada para resolução da questão Hélio Fervenza. A dúvida, FotoGaleria, Porto Alegre,2004 (vista do portão de acesso da galeria com texto em vinil adesivo).
A respeito da proposta artística de Hélio Fervenza, analise as afirmativas a seguir.
I. A dúvida aborda a noção de fechamento e precariedade dos espaços expositivos, utilizando-se de um texto, de impedimentos físicos e da imagem como barreira.
II. A proposta do artista força os visitantes a se depararem com a ausência de imagens expostas, levando-os a refletir sobre a proliferação de imagens na atualidade, e por decorrência, sua perda de sentido.
III. A intervenção denuncia a estética inspirada na cultura de massa, por isso os visitantes são impedidos de acessar as obras expostas, que ficam ocultas pelo painel vinílico.

Está correto o que se afirma em: