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Disciplina:
Ciências
Um professor propôs um experimento a seus alunos no qual eles estudaram a permeabilidade de três diferentes tipos de solos: o argiloso, o arenoso e o humífero. Os alunos, além de observarem a passagem da água por cada um dos tipos de solo, pesquisaram em uma bibliografia específica sobre os seus componentes.
Com relação às conclusões dos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os solos podem conter partículas de argila, areia ou silte. A argila é formada por grãos menores que a areia. Esta última, por sua vez, é menor que o silte. A proporção entre esses componentes afeta as características do solo, entre elas a fertilidade. ( ) Solos arenosos são muito permeáveis. Os sais minerais e a matéria orgânica, os quais servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água. Ainda assim os solos arenosos continuam ricos em nutrientes. ( ) Solos humíferos são escuros, úmidos e ricos em matéria orgânica, o que os torna porosos, com boa circulação de ar e com os nutrientes necessários às plantas.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação às conclusões dos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os solos podem conter partículas de argila, areia ou silte. A argila é formada por grãos menores que a areia. Esta última, por sua vez, é menor que o silte. A proporção entre esses componentes afeta as características do solo, entre elas a fertilidade. ( ) Solos arenosos são muito permeáveis. Os sais minerais e a matéria orgânica, os quais servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água. Ainda assim os solos arenosos continuam ricos em nutrientes. ( ) Solos humíferos são escuros, úmidos e ricos em matéria orgânica, o que os torna porosos, com boa circulação de ar e com os nutrientes necessários às plantas.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Ciências
As rochas são um agregado consolidado de um ou mais minerais e podem apresentar outros componentes como fósseis, água e vidro vulcânico.
Com relação à formação de rochas, analise as afirmativas a seguir:
I. A pedra-pomes é um exemplo de rocha metamórfica. II. Rocha metamórfica é aquela que se origina da transformação de outras rochas, como o mármore, cuja rocha de origem é o calcário. III. O basalto se forma na superfície da Terra com a solidificação da lava e é um exemplo de rocha magmática.
Está correto o que se afirma em
Com relação à formação de rochas, analise as afirmativas a seguir:
I. A pedra-pomes é um exemplo de rocha metamórfica. II. Rocha metamórfica é aquela que se origina da transformação de outras rochas, como o mármore, cuja rocha de origem é o calcário. III. O basalto se forma na superfície da Terra com a solidificação da lava e é um exemplo de rocha magmática.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Biologia
O gráfico a seguir mostra a estimativa da mudança de temperatura diante de três diferentes cenários: um considerando uma faixa intermediária de emissões (SSP2-4,5), um segundo com o fim de todas as emissões e um terceiro com o fim das emissões apenas de CO2. Ao considerar o primeiro cenário (SSP2-4.5), a possibilidade de um aumento de 1,5oC na temperatura global é estimada em 42% atualmente, podendo chegar a 66% em 2029.
(Adaptado de https://www.nature.com/articles/s41558-022-01372-y)
O problema ambiental, aqui considerado como antropogênico, que seria mitigado com a redução do gás indicado no gráfico seria o

(Adaptado de https://www.nature.com/articles/s41558-022-01372-y)
O problema ambiental, aqui considerado como antropogênico, que seria mitigado com a redução do gás indicado no gráfico seria o
Disciplina:
Física
Um corpo na superfície da Terra tem o peso de 60N. Considerando que a gravidade terrestre é de 10m/s2, esse mesmo corpo se estiver em um outro planeta onde a gravidade é 3,2m/s2, pesará
Disciplina:
Biologia
“Com foco nas mudanças evolutivas em populações, podemos definir a evolução em sua menor escala, chamada de microevolução, como mudanças nas frequências alélicas em uma população ao longo de gerações.” (Reece et al,2015)
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como