Filtrar


Questões por página:
As discussões sobre o Ensino Religioso no Brasil se desenvolveram desde o período colonial, a partir de uma abordagem devocional e catequética, até diálogos educacionais com parâmetros específicos para a educação laica no período contemporâneo. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
A legislação brasileira, a exemplo da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, garante o direito à liberdade religiosa e de crença, suas práticas e devoções em diferentes espaços. Sendo assim, para uma prática docente que reconheça a pluralidade e diversidade das religiões, sobre o que se deve considerar, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) As religiões devem ser valorizadas como produtos culturais e historicamente determinados.
( ) Deve-se reconhecer a igualdade cultural dos sistemas religiosos, sem conotações hierárquicas.
( ) As religiões devem ser analisadas a partir dos seus livros sagrados, única fonte de consulta sobre a sua historicidade.
( ) As memórias individuais e coletivas não devem ser consideradas fontes para os estudos sobre as religiões.
( ) As práticas docentes devem estabelecer abordagens teóricas, metodológicas e acadêmicas que reflitam sobre as religiões de modo conceitual.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Para o pesquisador Stewart Hoover:
“A natureza da religião em mutação na vida contemporânea recebeu mais e mais atenção nos últimos anos desde os ataques de 11 de setembro de 2001. Nessa abordagem, no entanto, o papel crítico das mídias tem sido negligenciado. Na medida em que as mídias são ubíquas em todo o mundo, elas tendem a ser dadas como certas em vez de terem seu papel reconhecido. Essa negligência é notória em muitos setores da vida moderna, mas não mais do que na religião, ainda que as religiões tenham sido sempre mediadas e muitos movimentos religiosos tenham envolvimento destacado nas mídias modernas desde, pelo menos, o final do século XIX. […] As mídias são uma fonte de informação sobre as religiões, sobre as tendências religiosas e sobre as ideias religiosas. […] A religião está igualmente aparecendo crescentemente no entretenimento e na cultura popular”. Fonte: HOOVER, Stewart. Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmicos e midiáticos. In. BELLOTTI, Karina Kosicki; CUNHA, Magali do Nascimento. Mídia, Religião e Cultura: percepções e tendências em perspectiva global. Curitiba: Prismas,2016. p.24-25.
A partir das afirmativas do autor, assinale a alternativa CORRETA.
O Brasil foi formado por uma diversidade de povos, grupos sociais e culturais que possuem reflexos nas crenças, devoções e práticas religiosas. No entanto, a afirmativa não se traduz no respeito e coexistência entre as religiões. Como pode ser analisado abaixo, a “Tira do Armandinho” traduziu a questão de modo lúdico.
Fonte: Tiras do Armandinho. Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159770649899/tirinha-original. Acesso em 25 nov.2022.
Sobre a diversidade religiosa no Brasil e a necessidade de uma abordagem plural e que respeite a diversidade, assinale a alternativa CORRETA.
mostrar texto associado
A partir do artigo e dos documentos norteadores da educação, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso na Educação Básica é organizado pelas instituições educacionais, com princípios proselitistas a partir dos posicionamentos dos docentes e gestores.
II. A matrícula no componente curricular de Ensino Religioso é facultativa, oferecido em horário regular, com abordagens plurais e respeito à diversidade de crenças.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) reforça o artigo 210 da Constituição Federal e estabelece um ensino confessional para a educação básica.
Assinale a alternativa CORRRETA.