Filtrar


Questões por página:

Na América portuguesa foram criadas várias irmandades. Estas eram divididas de acordo com a cor da pele e a condição social. Considerando estas irmandades, analise as proposições a seguir.


I- Devido à escravidão e diáspora, no âmbito das irmandades, os africanos não consideravam os irmãos associados como seus parentes de nação nem mesmo de forma simbólica. Eram estanhos que conviviam no espaço apenas por questões religiosas.


II- Os cargos de reis e rainhas das irmandades asseguravam aos seus detentores poder religioso e político. Alguns africanos, quando reis e rainhas das irmandades desempenhavam papéis de líderes na comunidade negra e eram respeitados pelos demais associados.


III- Como as irmandades eram instituições de origem europeia direcionadas à catequese católica, os africanos e seus descendentes não conseguiram criar espaços nas associações para cultivar as suas culturas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

“O quadriênio de Rodrigues Alves, responsável pelo famoso Bota-abaixo, foi considerado um sucesso. O quinto presidente do Brasil, eleito em 1902 com apoio das elites de São Paulo, cuja capital reurbanizara.” (Del Priore, Mary. Histórias da Gente Brasileira. Volume 3. República (Memórias 1989-1950. Rio de Janeiro. Le Ya.2017. p.33).


Quanto à política de saneamento, é CORRETO afirmar que:

“O Quebra-Quilos, movimento político e social que durante os últimos meses do ano de 1874 e início de 1875 atingiu diversas vilas e cidades de quatro províncias do norte do Império, surgiu e se desenvolveu numa conjuntura histórica bastante específica.” (Lima, Luciano Mendonça de. Derramando Susto: os escravos e o Quebra Quilos em Campina Grande. EDUFCG.2006. p.27)

Considerando o movimento do Quebra- Quilos avalie, as proposições a seguir.


I- As primeiras manifestações contra o novo sistema métrico-decimal e correlatas adotadas pelo governo monárquico na década de setenta do século XIX se deram na Província da Paraíba do Norte.


II- Foram vários os atores que se envolveram com o movimento, tais como os pequenos comerciantes, feirantes, camponeses, escravos. Só não há registro da participação direta ou indireta dos políticos liberais, dos proprietários de terra e de integrantes do clero.


III- Ocorreu em um momento em que a legislação contra a “vadiagem” estava sendo posta em prática no sentido de impor formas compulsórias de trabalho aos homens pobres da região que vivia a crise da escravidão.


IV- Foi uma reação das populações pobres livres contra um surto de modernização que no último quartel oitocentista se processava e que se expressava num conjunto de medidas de caráter racionalizador.


É CORRETO o que se afirma em:

Sobre os aldeamentos dos indígenas na América portuguesa é CORRETO afirmar:

No início dos anos 1980, o Brasil vivia uma das maiores crises econômicas do período militar. O governo dos militares estava desgastado politicamente. Sobre este contexto, avalie as proposições a seguir.


I- O ano de 1984 foi marcado em seu início, por uma forte crise política e econômica, mas a capacidade política do Presidente Figueiredo e a unidade do bloco do governo favoreceram para que o regime continuasse forte.


II- No intuito de romper a dependência brasileira do petróleo importado, na década de 1980, o governo incentivou o plantio da cana-de-açúcar para a produção de etanol, o que caracterizou mais uma derrota econômica porque os Estados não investiram neste projeto, inclusive São Paulo.


III- A eleição de Tancredo Neves se revelou fundamental para o processo de transição para a democracia, depois do fracasso do movimento das “ Diretas Já ”, que era uma possibilidade aberta de encerrar o ciclo militar.


É CORRETO o que se afirma apenas em: