Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018) e a Lei 10.639 de 09/01/203 marque a alternativa que apresenta corretamente um objeto do conhecimento que responde às duas regulamentações citadas.
Visualizar Questão Comentada
O texto a seguir é um trecho do relato de experiência das professoras Mariana Brito - Geografia - e Letícia Ferreira - História - em uma aula de campo no Cais do Valongo, Patrimônio da Humanidade, localizado no Rio de Janeiro. Neste ponto, nos aproximamos dos vestígios arqueológicos que atestam o funcionamento do maior complexo escravista das Américas. Através de pinturas antigas, enviadas previamente aos alunos pelo aplicativo de celular WhatsApp e de informações colhidas nos pontos anteriores, fizemos o exercício de imaginar aquela região como epicentro do comércio negreiro e local de grande concentração de pessoas negras cativas ou não. (...) Após isso, os alunos interrogaram sobre as razões de existirem diferentes níveis, pisos e materiais no sítio arqueológico. Narramos então os motivos que deram origem a diferentes rugosidades naquela paisagem, especialmente as obras de 1843 que deram origem ao Cais da Imperatriz. (...) Durante o projeto de reformas urbanísticas no Centro da Cidade, promovidas entre 1902 e 1904, pelo Prefeito Francisco Pereira Passos, o local foi novamente aterrado e por fim afastado da borda d’água, passando a se chamar Praça Jornal do Comércio. Nesse ponto de parada, usamos a metáfora do Palimpsesto, comparando o Cais/Praça a um documento histórico, um papiro que foi apagado, rasgado e reutilizado para um reescritura subsequente.
Fonte: FERREIRA, Letícia dos Santos; BRITO, Mariana Vieira de. EDUCAÇÃO DECOLONIAL:: a paisagem e a História negra nas narrativas do centro do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v.11, n.21, p.05–32,2022. DOI: 10.46789/edugeo.v11i21.1152. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1152. (Último acesso em: 23/10/2024 às 15h)

Marque a alternativa que indica corretamente o uso da interdisciplinaridade na atividade relatada.
Sobre a história de Santa Catarina, leia as opções que seguem e assinale a alternativa correta.
Com base no texto sobre os eixos temáticos para o ensino de História, presente na Proposta Curricular da Rede Municipal de Florianópolis (2016), assinale a alternativa correta.
TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis
Dois empresários, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Prefeitura de Florianópolis tiveram mantidas as condenações pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por danos ao patrimônio cultural. Os réus foram denunciados pela falta de preservação do sítio arqueológico Sambaqui Aldeia Fúlvio Aducci, localizado na rua que leva o mesmo nome, no bairro Estreito, região Continental de Florianópolis. (...) A mesma decisão pediu ao município, ao Iphan e aos comerciantes dentro da área do sítio para garantirem a salvaguarda do local. Além disso, os réus devem financiar a elaboração de um estudo arqueológico e museológico que identifique, delimite, investigue e analise a integralidade do sítio arqueológico para poder indicar as medidas a serem executadas.
Fonte: ND Rádio. Justiça. TRF4 mantém condenações por falta de preservação de sítio arqueológico em Florianópolis Disponível em:https://ndmais.com.br/justica/trf4-mantem-condenacoes-por-faltade-preservacao-de-sitio-arqueologico-em-florianopolis/ (Último acesso dia 22/10, às 13 horas).

Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada