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Procurando apreender as mudanças de conceituação que envolvem o termo “patrimônio”, podemos afirmar que este surge intimamente relacionado ao surgimento do estado-nação.

Diante do contexto do surgimento do estado-nação e das políticas públicas de patrimônio, assinale a afirmativa em que o conceito de patrimônio encontra-se corretamente definido:

Quanto ao conceito de tempo e à percepção temporal, é CORRETO afirmar que:
Sobre as diferenças entre as percepções de tempo do homem contemporâneo em relação ao homem das sociedades de tipo antigo (Antiguidade e Idade Média), é correto afirmar, EXCETO:

Leia as afirmativas sobre o conceito de História do Tempo Presente.

I) Refere-se ao campo da história que se dedica aos estudos do período após a II Guerra ao final do século XX.

II) Consiste na produção historiográfica na qual não houve ruptura cronológica entre o tempo dos acontecimentos e o tempo da escritura de sua história.

III) Identifica-se com os estudos historiográficos da História Contemporânea, que utilizam como metodologia a história oral.

IV) Campo da história em que o historiador é contemporâneo dos acontecimentos que ele estuda, não havendo, portanto, o elemento de alteridade próprio dos estudos de períodos mais afastados.

Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS:

O crescimento da ultradireita em países da Europa Ocidental, acompanhado de certo desprestígio pela democracia, ainda latente na América Latina, justificariam, segundo o historiador argentino Gonzalo Amézola, a inserção das temáticas da História do Tempo Presente nos currículos escolares. Contudo, algumas dificuldades com relação à sua presença nas salas de aula também podem ser identificadas, de acordo com o mesmo autor (PORTO JR.,2007, p.146-150).

Assinale a alternativa que aborda CORRETAMENTE um problema a ser considerado quando se fala no ensino da História do Tempo Presente na Educação Básica: