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Considere os textos.

TEXTO I

“Quando vem combate é vergonhoso para o chefe que o excedam em valor e vergonhoso para os companheiros não igualar esse valor do chefe. É até uma infâmia (...) sair de um combate sobrevivendo a seu chefe: o primeiro dever é defendê-lo, protegê-lo (...); lutam pela vitória, pelo chefe (lutam) os companheiros”.

TÁCITO.


TEXTO II


“O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].”


São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. SP: Ed. Unesp, 2000, p.44-45.



Os textos revelam elementos da cultura germana e romana presentes no feudalismo. São eles, respectivamente, o

Considere os textos.

 

TEXTO I

[...] Com efeito, a lei previa uma pena de exílio temporário fixada em dez anos, aplicável a quem parecesse suscetível de instaurar uma tirania em proveito próprio. Com as mãos erguidas, o povo votava e decidia a conveniência de uma ostrakophoria. Uma segunda votação, esta secreta, indicava aquele que a opinião popular considerava perigoso. A primeira vítima foi um tal Hiparcos, que Aristóteles reputava como “amigo dos tiranos”. (...) os inúmeros ostraka, que chegaram até nós, demonstram que nenhum político ateniense escapou à desconfiança popular.

 

MOSSÉ, C. Atenas: a história de uma democracia.3. ed. Brasília: Universidade de Brasília,1997, p.23.

 

TEXTO II

 

 

Os textos revelam entre os gregos a prática do

Analise a charge.

Os “ataques preventivos” se tornarão mais comuns daqui

pra frente.

Hoje o Iraque. Amanhã ...O mundo!

A charge ironiza aspectos da política norte-americana recente e das relações entre os Estados. Nela, o autor ilustra

Analise a charge.

 

 

A charge faz alusão ao contexto de 1789, remontando a emblemática revolta da Inconfidência Mineira. Inserindo o uso do recurso humorístico ao contexto, podemos concluir que a expressão presente na charge, “Colônia de Portugal uma ova!!”, relaciona-se

Analise a charge.

 

“Dá uma aparadinha na lógica, tá atrapalhando as minhas crenças”.

 

O autor da charge ironiza ações fundamentalistas com o pedido de um cliente fundamentalista ao barbeiro, para que este apare a sua lógica. Essa expressão revela uma postura fundamentalista que é respaldada pela(o)