Filtrar


Questões por página:

A concepção materialista da história, contribuição importante de Karl Marx, tem como uma de suas ideias fundamentais a transformação do mundo material por meio das maneiras pelas quais os homens produzem seus meios de subsistência e as relações de produção que estabelecem para alcançá-los.

As sentenças a seguir são conceitualmente coerentes com o materialismo histórico, à exceção de uma. Assinale-a.

Em perspectiva sociológica, a tirinha a seguir tematiza uma ação social: o personagem Manolito acompanha as cotações do mercado de valores, enquanto o personagem Mafalda questiona a valoração atribuível a essa ação.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a teoria weberiano da ação social, a ação de Manolito é

Leia o trecho a seguir:

Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo e de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Essas e outras são condutas dotadas de poder imperativo, quer queiramos ou não, que se estendem a cada um dos membros de que é composta uma sociedade.


Assinale a opção que identifica corretamente as noções que estão na base da concepção sociológica formulada no trecho.

Os homens sempre encontraram maneiras de observar a comunidade humana, as relações sociais e a natureza da sociedade. Mas foi no século XIX que nasceu a moderna sociologia como ciência social, com a obra de Auguste Comte (1798-1857).


No pensamento sociológico comtiano, o principal problema conceitual é

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Pessoas com capacidades especiais”, “pessoas com eficiências diferentes”, “pessoas com habilidades diferenciadas”, “pessoas portadoras de deficiência”, “pessoas com disfunção funcional”... Na primeira década do século XXI, a Declaração de Salamanca preconizou a expressão “pessoas com deficiência”, com a qual o valor agregado às pessoas com deficiência passou a ser o do empoderamento e o da responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo à inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência. Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já fecharam a questão: querem ser chamados de “pessoas com deficiência”, em todos os idiomas. Esse termo faz parte do texto da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, adotado pela ONU em 2006, e promulgado por decreto no Brasil em 2009.

Adaptado de SASSAKI, Romeu Kazumi.

Como chamar as pessoas que têm deficiência? (2014)


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios básicos que levaram à defesa da terminologia “pessoas com deficiência”, à exceção de uma. Assinale-a.