Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


Os diuréticos tiazídicos são usados para o tratamento de edema associado a doença cardíaca (insuficiência cardíaca congestiva), hepática (cirrose hepática) e renal (síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica e glomerulonefrite aguda). Com relação a interações medicamentosas, os diuréticos tiazídicos podem reduzir os efeitos dos anticoagulantes e em uma interação medicamentosa potencialmente letal com a quinidina. O prolongamento do intervalo QT causado pela quinidina pode levar ao desenvolvimento de taquicardia ventricular polimórfica. A hipocalemia induzida por esse diurético pode ser responsável por muitos casos de arritmia induzida por quinidina. Além disso, a alcalinização da urina pelas tiazidas aumenta a exposição sistêmica a quinidina ao reduzir sua eliminação.

Julgue o item subsequente.


O antagonismo não competitivo pode ser produzido por outro tipo de fármaco conhecido como antagonista alostérico. Esse tipo de fármaco produz seu efeito ligando-se ao mesmo sítio receptor do que é usado pelo agonista primário e, desse modo, altera a afinidade do receptor por seu agonista. No caso de um antagonista alostérico, a afinidade do receptor por seu agonista é aumentada pelo antagonista.

Julgue o item subsequente.


O propilenoglicol pode ser usado em formulações de uso parenteral e não parenteral. Além de solvente, pode ser usado como extrator, conservante, doador de viscosidade, umectante e aumenta o tempo de permanência do fármaco na superfície cutânea.

O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de
A contagem do número total de micro-organismos mesofílicos é usada para determinar o número total de bactérias mesófilas e fungos em produtos e matérias-primas não estéreis e verificar se o produto satisfaz às exigências microbiológicas farmacopeicas. Esse teste consiste na contagem da população de micro-organismos que apresentam crescimento visível, em até