Filtrar


Questões por página:
Tomando o multiculturalismo como projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que
Um dos quadros roubados − e já recuperados, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, num dos mais impressionantes escândalos da arte nacional recentes − é também um dos mais conhecidos de Tarsila do Amaral. É “Sol Poente”, pertencente ao período mais importante da produção da artista, que vai de 1923 e 1933.
Imagem associada para resolução da questão


A pintura foi resgatada de debaixo de uma cama em uma operação deflagrada por agentes da DEAPTI (Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade) na manhã desta quarta (10), no Rio de Janeiro.” Fernando Oliva, curador do Masp, um dos organizadores de “Tarsila Popular”, mostra mais visitada do museu até hoje, afirma que as duas obras têm em comum uma busca por uma "paisagem metafísica" e trazem elementos enigmáticos típicos da artista.
O termo “paisagem metafísica”, no caso desta obra de Tarsila, significa
A Festa do Bonfim é considerada a maior manifestação religiosa da Bahia.
De acordo com o dossiê do IPHAN Até os nossos dias, a saída do cortejo é encabeçada por um conjunto de dezenas de baianas vestidas de branco, com uma quartinha à cabeça e flores. Em seguida ao grupo das baianas, vêm os Filhos de Gandhi, afoxé fundado em 1949, a partir tanto de tradições de origem africana, como da inspiração orientalista que marca a história do Carnaval desse período. Traz uma orquestra poderosa puxando musicalmente o cortejo.
É correto dizer que o ritmo tocado pela orquestra e os seus principais instrumentos na Festa do Bonfim são, respectivamente,
O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.
De acordo com esta definição, conteúdos do currículo oculto incluem
A feitura da tela que representaria o ato de proclamação de independência do Brasil pelo pintor Pedro Américo não foi a ele encomendada de início. A proposição partiu do artista, e encaminhada à comissão responsável pela construção do Museu do Ipiranga. Apesar do apelo ter sido feito localmente, o argumento utilizado pelo pintor dizia respeito à própria natureza que se queria imprimir ao evento histórico retratado na tela. Segundo ele o arquiteto contratado para a obra do museu
Visualizar Questão Comentada