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A correção gramatical do texto CB1A1-I seria mantida caso o vocábulo “Se”, em ‘Se você fica muito tempo nessa tensão, o seu organismo e o seu cérebro não conseguem voltar ao estado normal’, fosse substituído por
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No segundo parágrafo do texto CB1A1-I, os travessões foram empregados para
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Em relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue os itens a seguir.
I A substituição de “que” por onde, no trecho “o cérebro tem redes que exercem diferentes funções” (segundo parágrafo), manteria a correção gramatical do texto. II O pronome “isso”, na expressão “Por isso”, no último período do terceiro parágrafo, retoma a ideia expressa nos períodos que o antecedem no mesmo parágrafo. III Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Assinale a opção correta.
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Conclui-se das ideias do texto CB1A1-I que
O artigo de Nunes (2000), “Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos”, teve como objetivo realizar uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971), na comemoração do seu centenário de nascimento, destacando momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, aspectos da sua apropriação de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea. Nessa perspectiva, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )O movimento de Anísio Teixeira em ler e traduzir John Dewey pode ser compreendido como um modo de conhecê-lo e, ao mesmo tempo, não só permitir que novas ideias enxertassem antigas verdades, estendendo-as o suficiente para fazê-lo admitir a novidade, mas também de reconstruir sua identidade com o máximo de continuidade possível. Dewey permitiu a Anísio afastar-se de sua fé religiosa e abraçar a Ciência, criticando a Igreja enquanto instituição histórica e organização política.
( )Anísio Teixeira fez do naturalismo de John Dewey uma ponte entre o pragmatismo jesuítico e o pragmatismo liberal. Essa ponte foi construída pela concepção de homem como uma criatura de hábitos e pela importância que assume, para jesuítas e liberais, a força das personalidades.
( )Do ponto de vista epistemológico, Dewey permitiu a Anísio elaborar uma síntese própria cuja chave é a categoria de reconstrução, forjada no âmbito da crítica filosófica elaborada pelo primeiro, e que introduziu Anísio no pensamento moderno do qual a escolástica o mantivera afastado na adolescência e parte da juventude.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: