Filtrar


Questões por página:
A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
Para Henri Wallon, o desenvolvimento infantil é um processo complexo destacando que o desenvolvimento infantil é caracterizado pela:
Atividades criativas e reflexivas em sala de aula são essenciais para a construção do conhecimento escolar e para a formação de cidadãos críticos e matematicamente letrados. O professor, nesse contexto, desempenha um papel estratégico ao propor ações pedagógicas que promovam a observação, a análise de informações e a conexão com as experiências cotidianas dos estudantes, avaliando também seus avanços.
Nesse contexto, é correto afirmar que o papel do professor não é apenas o de ensinar matemática ou qualquer outra disciplina, mas:
As atividades pedagógicas fora da sala de aula ampliam o aprendizado, proporcionando experiências práticas e contextos reais. Essas atividades são essenciais porque:
Para Piaget, desenvolver-se é uma busca constante de equilíbrio, na tentativa de adaptar esquemas internos atuais a novas informações provindas do mundo externo. Esse ponto de equilíbrio na estrutura está intimamente ligado a dois mecanismos que atuam conjuntamente nos processos de aprendizagem: