Filtrar


Questões por página:
Utilizamos o termo ensino coletivo para nomear as aulas de música, feitas em grupo, voltadas para a formação de cantores e instrumentistas. A proposta não visa à aula individual em grupo, mas ao trabalho coletivo em que todos aprendem e desenvolvem as atividades juntos. Cada um com seu instrumento/voz, mas todos compartilhando os mesmos exercícios.

SOBRINHO, Jasson André Ferreira. O ensino coletivo de música: reflexões acerca da aplicação metodológica na formação de um conjunto musical litúrgico. Educação, Batatais, v.10, n.2, p.105-118, jul./dez.2020 (Adaptado).


Marque a alternativa INCORRETA, considerando as práticas que caracterizam o ensino coletivo de instrumentos musicais.
Imagem associada para resolução da questão


Se essa melodia for transposta para uma tonalidade 2 tons e meio acima da que está, qual será a nova sequência correta de 8 acordes? Marque a alternativa correta.
A história da música ocidental pode ser dividida em períodos. Relacione os períodos com suas características e seus compositores.

I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico

( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.

Marque a sequência correta.
Imagem associada para resolução da questão

I.1 é uma escala maior, e 5 é uma escala menor, sendo a 5 a relativa menor de 1.
II.2 é uma escala de Lá menor harmônica, e 3 é uma escala de Fá sustenido maior.
III.4 é uma escala menor natural,2 é uma escala menor melódica, e 3 é uma escala menor harmônica.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF,1997.130p

Analise as afirmativas sobre o ensino de arte nas escolas.

I. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita aos estudantes do Ensino Fundamental julgarem se uma música é boa ou ruim, de acordo com os padrões estéticos mundiais.
II. Conhecer a produção artística de outras culturas possibilita ao aluno refletir sobre sua própria cultura, seus valores, sua forma de pensar e agir.
III. Conhecer a produção artística de outras culturas é importante para padronizar o conceito de arte. O desconhecimento sobre este conceito pode confundir os estudantes e provocar interpretações equivocadas sobre o verdadeiro sentido das obras de arte.


Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.