Filtrar


Questões por página:
Durante ensaios experimentais, é comum a necessidade de conversão de medidas dos insumos que serão utilizados, para adequá-los às necessidades dos protocolos. A respeito da conversão de medidas utilizadas em laboratório, considere as alternativas a seguir e assinale a correta.
Um técnico de laboratório precisa preparar 50 mL de uma solução de SDS a 1%. Sabendo que em seu laboratório há uma solução estoque de SDS a 10%, como o técnico deverá proceder?
Uma das atividades de rotina de um técnico de laboratório é o preparo de reagentes e soluções para uso em ensaios experimentais. Considere as afirmativas a seguir, relacionadas a essa atividade, e assinale a alternativa correta.
I. Diluição é um procedimento no qual o soluto é misturado a um solvente, formando uma solução homogênea.
II. Soluções-tampão são capazes de evitar grandes variações de pH, mesmo com a adição de ácidos ou bases fortes.
III. A sigla “q.s.p.” é a abreviação de “quantidade suficiente para” (do latim quantum satis para) e indica que determinado reagente ou veículo será usado para completar um determinado volume ou massa. Por exemplo, para preparar uma solução de lugol, o técnico deverá adicionar 0,5 g de iodo,1 g de iodeto de potássio e água destilada q.s.p.100 mL, o que significa que a formulação terá um volume final de 100 mL e a água destilada irá completá-lo.
Segundo as anotações do caderno de laboratório de um técnico, para preparar um litro de uma solução de cloreto de magnésio (MgCl2) na concentração de 1 M, ele precisa dissolver 95,22 g do reagente MgCl2 em H2O e ajustar o volume final para 1 L. Entretanto, ao verificar os reagentes disponíveis no laboratório, o técnico percebe que o único cloreto de magnésio disponível tem a seguinte fórmula química: MgCl2.6H2O. Sobre esse caso, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O reagente descrito nas anotações do técnico (MgCl2) tem peso molecular diferente do reagente disponível no laboratório (MgCl2.6H2O).
II. O reagente descrito nas anotações do técnico (MgCl2) é chamado de “cloreto de magnésio anidro”, pois não possui água em sua fórmula química. O reagente disponível no laboratório (MgCl2.6H2O) é chamado de “cloreto de magnésio hexahidratado”, pois possui seis moléculas de água em sua composição química.
III. O técnico pode utilizar o reagente disponível no laboratório (MgCl2.6H2O) para preparar a solução, sem a necessidade de correções do cálculo anotado no seu caderno de laboratório, uma vez que o reagente será dissolvido em água. Sendo assim, para preparar a solução na concentração de 1 M, a mesma quantidade de MgCl2.6H2O (95,22 g) deve ser pesada e dissolvida em H2O.
O ajuste do valor de pH é uma importante etapa do preparo de reagentes e soluções em um laboratório. Sobre esse procedimento, é correto afirmar que: