Filtrar


Questões por página:
Na década de 60, o governo dos Estados Unidos passou a regular o preço do gás natural. Suponha que, naquele período, as curvas de demanda e de oferta do gás natural no país fossem dadas, respectivamente, por QD(P) = 14,8 – 1,6P e QS(P) = 2,8 + 0,4P, medidas em mil pés cúbicos de gás natural. Caso a regulação adotada por parte do governo dos Estados Unidos fosse um controle de preço que estipulasse um preço máximo por mil pés cúbico de gás natural dado por PMAX = 3 unidades monetárias, então o mercado de gás natural seria caracterizado por um excesso de:
Suponha, hipoteticamente, que a curva de demanda por trigo na Alemanha seja dada por QD(P) = 2400 – 120P, enquanto a curva de oferta é dada por QS (P) = 1800 + 80P. O valor em módulo da elasticidade-preço da demanda em equilíbrio nesse mercado é de aproximadamente:
Considere um consumidor que consome apenas dois bens: pão, X, e leite, Y. Os preços de uma unidade desses bens são, respectivamente, PX = ½ e PY = 2. Se esse consumidor tem renda mensal dada por 40 e se sua função utilidade é representada por U(X, Y) = 5X1/2Y 1/2, a cesta ótima que pode ser comprada por esse consumidor que maximiza sua utilidade sujeita a sua restrição orçamentária é:
Em relação à teoria do consumidor, à elasticidade-preço e à elasticidade-renda, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) A elasticidade-preço da demanda é definida como a variação percentual na quantidade dividida pela variação percentual no preço, ou seja, mede como a quantidade demandada muda com uma variação no preço.
( ) Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda menor do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda elástica.
( ) A elasticidade-renda da demanda descreve como a quantidade demandada reage a variações na renda.
( ) Um bem é dito normal quando o aumento da renda provoca uma redução da sua quantidade demandada.
A sequência correta é:
Suponha que o mercado de chocolate do país Abust se encontre em equilíbrio E0 = (Q0, P0 ) ilustrado no gráfico abaixo.



Considere, agora, que haja um choque no mercado de açúcar (insumo para a fabricação das barras de chocolate) que eleve seus preços. O novo equilíbrio E1 = (Q1, P1) no mercado de chocolates será dado por: