Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


No trecho “podia e devia ser feito com os incipientes seres humanos pela educação e pelo treinamento” (l.28 e 29), os termos “pela educação” e “pelo treinamento” exercem a função de agente da passiva, veiculando o agente da ação expressa pelo verbo fazer.

mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


O sujeito da oração “teriam de ser guiadas por outros seres humanos” (l.34 e 35) está oculto e se refere ao termo “As pessoas” (l.30).

mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


Os adjetivos “maleáveis” e “carentes”, na linha 21, referem-se a “homens e mulheres” (l.16).

mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


A supressão da vírgula empregada no trecho “homens e mulheres, não mais aceitos como ‘um dado não problematizado’” (l.16 e 17) preservaria o sentido original do texto.

mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


Infere-se do segundo período do texto que, imediatamente após o artigo “as”, no trecho “as já alcançadas” (l.5), está omitido o termo palavras.