Filtrar


Questões por página:

A síndrome metabólica refere-se a um grupo de anormalidades metabólicas estreitamente relacionadas com a obesidade abdominal e a resistência à insulina. Levando em consideração a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica e as recomendações dietéticas para síndrome metabólica, analise as afirmações a seguir e julgue-as com V para verdadeiras ou F para falsas.


I- O consumo exacerbado de gordura, especialmente a saturada, tem sido tradicionalmente associado ao desenvolvimento do excesso de peso e ao risco de síndrome metabólica.

II- Recomenda-se uma ingestão proteica de 1,5 g a 2,0 g/kg peso atual/dia ou 20% das calorias totais.

III- Tanto indivíduos sedentários quanto ativos com peso normal podem ingerir até 11 porções de alimentos fontes de carboidrato por dia, contendo cada uma 15 g de carboidratos.

Os hábitos alimentares e a prescrição nutricional são fundamentais tanto para a prevenção como para o tratamento das doenças renais. Sobre a dietoterapia da doença renal crônica, analise as afirmações a seguir e julgue-as com V para verdadeiras ou F para falsas.


I- Em todos os estágios da doença renal crônica, ao menos 30% do total de proteína da dieta devem ser de baixo valor biológico.

II- No tratamento nutricional nos estágios antes da terapia renal substitutiva, também conhecido como tratamento conservador, é recomendada prescrição de dieta hipoproteica.

III- Para pacientes com doença renal crônica desnutridos ainda nos estágios anteriores à diálise, recomenda-se aumentar ingestão de energia com uso de suplementos hiperproteicos e hipercalóricos.

A disfagia compromete a capacidade de alimentar-se e pode causar complicações como pneumonia por aspiração, perda de peso, desidratação e obstrução das vias respiratórias, o que representa maior morbidade e mortalidade, promovendo maior tempo de hospitalização e necessidade de cuidados especializados. Sobre a disfagia, analise as afirmações a seguir e julgue-as com V para verdadeiras ou F para falsas.


I- A disfagia pode ocorrer por diversas causas de acordo com a perspectiva de análise, podendo ser divididas em causas anatômicas e fisiopatológicas.

II- A adição de alimentos fontes de ácido cítrico piora os reflexos da deglutição, possivelmente devido a um aumento na estimulação gustatória e trigeminal promovida pelo ácido.

III- Do ponto de vista anatômico, a disfagia resulta de alterações na orofaringe e/ou no esôfago.

O acompanhamento nutricional da gestante deve ocorrer o mais precocemente possível para evitar prejuízos no desenvolvimento fetal e na saúde materna. Levando em consideração o aconselhamento nutricional para a gestante, analise as afirmações a seguir e julgue-as com V para verdadeiras ou F para falsas.


I- As principais preocupações acerca de doenças transmitidas por alimentos no período gestacional estão relacionadas com a listeriose e a suscetibilidade à toxoplasmose.

II- O metabolismo dos nutrientes encontra-se modificado durante a gestação, em resposta às alterações hormonais típicas do período.

III- A ingestão hídrica adequada é necessária para redução do risco de infecções do trato urinário, aumentada na gestação em decorrência do aumento do fluxo renal e retenção natural de resíduos metabólicos.

As proteínas totais são marcadores de estado nutricional e podem sinalizar um quadro de desnutrição ou depleção proteica. Levando em consideração as proteínas viscerais, assinale a alternativa que corresponde à proteína de meia-vida mais curta dentre as proteínas viscerais e que pode detectar alterações recentes no estado nutricional e é mais sensível em estados de hipercatabolismo, sendo muito útil em situações pré e pós-cirúrgicas.