Filtrar


Questões por página:
Mulher de 30 anos, sem comorbidades, encontra-se no primeiro trimestre da gestação. Há 6 horas, apresenta quadro de náuseas e vômitos que não cessaram com medicamentos via oral, e na última hora teve dois episódios de hematêmese que a fez procurar o pronto socorro mais próximo. Após avaliação da paciente, foi realizada uma endoscopia digestiva alta (EDA) e visualizada laceração na junção esôfago-gástrica. Assinale a alternativa correta.
Jovem de 15 anos, sexo feminino, está em investigação devido a queixas frequentes de dor abdominal, diarreia, emagrecimento e anemia de longa data. Realizou Endoscopia Digestiva Alta (EDA) que evidenciou, na segunda porção duodenal: pregas achatadas e desaparecimento de pregas com a insuflação. Em relação a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Mulher de 30 anos procura o pronto socorro com queixa de náuseas e vômitos há 12 horas, associadas a quadro de dor em região abdominal superior em faixa e amarelamento da esclera. Foram solicitados exames laboratoriais: amilase e lipase apresentavam-se superior a 3 vezes o limite da normalidade, transaminases normais, bilirrubinas normais, 8000 leucócitos, glicemia de jejum de 315 mg/dl e desidrogenase láctica de 180. Também realizou tomografia computadorizada de abdome com contraste que foi laudada como pancreatite Baltazar C. Em relação a hipótese diagnóstica da paciente, assinale a alternativa correta.
Paciente de 25 anos procura a UBS queixando-se de 5-6 episódios de fezes amolecidas por dia, há um mês. Relata que há 10 anos teve o diagnóstico de doença celíaca, porém mantém tratamento irregular. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para a paciente.
Mulher de 30 anos tem tireoidite de Hashimoto. Procurou o gastroenterologista com queixa de distensão abdominal, flatulência e alguns episódios de diarreia. Relata que estes sintomas aparecem após ingestão de massas e bebidas fermentadas. Nos últimos 6 meses, notou aparecimento de lesões bolhosas e pruriginosas nos cotovelos e joelhos. Assinale a alternativa correta com o exame mais adequado para o diagnóstico da paciente.