Questões de Concurso
Filtrar
120 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 24
Questões por página:
“O que as pessoas valorizavam na filosofia natural moderna era coerente com os valores embutidos no comércio. Comerciantes demonstravam profundo interesse pelos fatos naturais porque estes eram essenciais para os negócios. Os modos de vida associados ao comércio, que passavam a dominar cada vez mais a Europa, direcionavam o foco da atenção para os objetos da natureza. Não é coincidência, então, que a chamada Revolução Científica tenha ocorrido ao mesmo tempo que o desenvolvimento da primeira economia global. Esse mundo conectava as minas de prata do Peru à China e à Europa, as plantações de açúcar do Caribe e as regiões produtoras no sudeste asiático ao trabalho escravizado e aos produtos de luxo. À medida que as cidades comerciais e o capital financeiro que produziam se tornaram mais importantes para os sistemas políticos maiores dos quais faziam parte, os valores dos mercadores urbanos passaram a dominar cada vez mais a sociedade.”
Adaptado de: Cook, Harold. Matters of Exchange. Commerce, Medicine, and Science in the Dutch Golden Age. New Haven&London: Yale University Press,2007, pp.410-411
Com base na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente os elementos constitutivos da revolução cientifica de acordo com o autor.
Observe a imagem a seguir e leia sua descrição.

Fonte: Bosch, Hieronymus. The extraction of the stone of madness,1501- 1505.
“Nesse quadro, o pintor transforma um dito popular em imagem visual. A tradição popular camponesa associava a loucura a uma pedra alojada no cérebro. Tomando a metáfora no sentido literal, pessoas crédulas tentavam se libertar dessa suposta pedra removendo-a. Ele mostra o paciente como um camponês idoso e corpulento. O charlatão que realiza a operação usa um funil invertido na cabeça, que simboliza engano. O que ele extrai da cabeça do paciente não é uma pedra, mas uma flor. O fato de ser uma flor levou alguns autores a interpretarem em sentido sexual. Nesse caso, ao invés de curar a loucura, o cirurgião o castra, retirando seu desejo sexual e, assim, o devolvendo aos caminhos da moral cristã.”
Adaptado de: Silva, P. Bosch. The 5th Centenary Exhibition. Madrid: Museo del Prado,2016.
Com base na imagem e no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente seus elementos no contexto medieval.
“É quase consenso atualmente, no campo dos estudos históricos, que a Itália antiga, sobretudo entre os séculos III a.C. e II d.C., fez parte, ao lado do Brasil, do sul dos Estados Unidos e do Caribe inglês e francês entre os séculos XVI e XIX, do restrito grupo de sociedades escravistas.”
Adaptado de: Joly, Fábio. A escravidão na Roma Antiga. Política, Economia e Cultura. São Paulo: Alameda,2005. p.11.
A partir da leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma característica da escravidão na Roma antiga comparável àquela praticada no mundo atlântico durante a modernidade.
“A fonte da objetividade histórica repousa nas técnicas da crítica histórica. Assim como a objetividade mecânica nas ciências naturais fetichizou rígidos procedimentos e protocolos, a objetividade na história exigia um respeito disciplinado pelos métodos.”
Fonte: Daston, Lorraine. “Objetividade e imparcialidade: virtudes epistêmicas nas humanidades” em: Historicidade e Objetividade. São Paulo: LiberArs,2017, p.134.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que a influência das ciências naturais sobre a historiografia moderna