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Os sistemas elétricos de um veículo moderno desempenham um papel crucial, assegurando a funcionalidade de diversos componentes e proporcionando conforto e segurança ao motorista. Dentre esses sistemas, a iluminação veicular destaca-se por sua importância na sinalização e visibilidade, especialmente em condições de baixa luminosidade. No entanto, o mau funcionamento do sistema de iluminação pode ser causado por diversos fatores, exigindo do profissional de manutenção um olhar atento para identificar a causa raiz do problema.
Um motorista chega à oficina reclamando que as luzes de freio do seu veículo não estão acendendo. O profissional de manutenção realiza uma série de testes e constata que as lâmpadas estão em perfeito estado e que o fusível correspondente ao circuito das luzes de freio não está queimado.
Diante desse cenário, qual seria a próxima etapa mais lógica na busca pela solução do problema?
No mundo da eletricidade automotiva, a precisão na medição é fundamental para o diagnóstico e a solução de problemas. O multímetro, um instrumento versátil e essencial na caixa de ferramentas de qualquer eletricista, permite medir diversas grandezas elétricas, como tensão, corrente e resistência. Dominar o uso do multímetro e interpretar corretamente suas leituras é crucial para o sucesso na manutenção elétrica de veículos.
Durante a inspeção de um circuito elétrico automotivo, o técnico utiliza um multímetro para medir a tensão da bateria. Com o motor desligado, o multímetro indica 12,6V. Ao ligar o motor e acelerar levemente, o técnico observa que a tensão medida aumenta para 14,2V. Essa variação na tensão é um indicativo de:
No ambiente de trabalho, a segurança deve ser uma prioridade absoluta. Acidentes podem ser evitados com a adoção de medidas preventivas e o cumprimento das normas de segurança. A conscientização e o conhecimento sobre os riscos ocupacionais são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Analise as situações que podem ocorrer em uma oficina mecânica abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que representa um risco grave e iminente para a segurança dos trabalhadores.

I. Um mecânico está utilizando uma esmerilhadeira para cortar uma peça metálica sem usar óculos de proteção.
II. Um funcionário está realizando a troca de óleo de um veículo sem utilizar luvas de proteção.
III. Um técnico está trabalhando em um veículo com o motor ligado, em um ambiente fechado e sem ventilação.
IV. Um eletricista está realizando a manutenção em um sistema elétrico energizado, utilizando ferramentas isoladas e com o circuito devidamente desenergizado.
Na manutenção elétrica de veículos, a escolha correta dos materiais é crucial para garantir a qualidade do serviço e a segurança do veículo e do usuário. Cada componente do sistema elétrico possui requisitos específicos, demandando materiais com propriedades adequadas para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do sistema.

Um Oficial de Manutenção precisa substituir um fusível queimado no circuito de iluminação de um veículo. Ao analisar a caixa de fusíveis, ele se depara com diversos fusíveis de diferentes amperagens. Com base em seus conhecimentos sobre os materiais e componentes do sistema elétrico, qual o principal critério que o Oficial de Manutenção deve utilizar para escolher o fusível correto para a substituição?
A injeção eletrônica revolucionou a maneira como os motores de combustão interna funcionam, proporcionando maior eficiência energética, redução de emissões e melhor desempenho. No coração desse sistema, encontra-se a central eletrônica, um verdadeiro cérebro que gerencia uma série de sensores e atuadores para garantir o funcionamento preciso do motor. Compreender o papel de cada componente nesse intrincado sistema é essencial para realizar diagnósticos e manutenções adequadas.

Imagine um veículo moderno equipado com sistema de injeção eletrônica apresentando falhas na marcha lenta, como oscilações e até mesmo desligamento do motor. Investigando o problema, o mecânico decide analisar o funcionamento do sensor de posição da borboleta de aceleração (TPS).

Qual a principal função do TPS no sistema de injeção eletrônica e como ele pode influenciar na ocorrência do problema descrito?