Filtrar


Questões por página:
João,9 anos, iniciou quadro de febre e tosse há 1 semana, com melhora após 72 horas. No quarto dia, começou a ter dificuldade para andar e sentir formigamento nas pernas. A fraqueza piorou rapidamente, impedindo-o de andar. No exame físico da admissão, o paciente apresentava fraqueza simétrica e reflexos profundos abolidos nos membros inferiores.
Diante da principal hipótese diagnóstica para esse caso, assinale a alternativa INCORRETA.
Um menino de cinco anos é atendido no ambulatório de pediatria. Desde o primeiro ano de vida, teve seis episódios de otite média aguda, sendo o último há seis meses. Na consulta anterior, há dois meses apresentava-se com efusão bilateral que persistia por mais de quatro meses, mesmo após ter sido tratado com amoxacilina com clavulanato. Realizou audiometria que mostrou redução auditiva bilateral de 45dB à direita e 42dB à esquerda.
Qual o tratamento apropriado para ele?
Menino com um mês e quinze dias de vida é levado à emergência pediátrica com queixa de distensão abdominal e constipação desde a primeira semana de vida. A criança passa vários dias sem evacuar, apresentando dificuldade em relação à eliminação fecal, por vezes sendo necessária a utilização de estímulo retal com supositório de glicerina. Nasceu de parto normal e eliminou mecônio no quarto dia de vida. O lactente está em aleitamento materno exclusivo. Exame físico: escore Z -2 na curva de peso para idade, abdome distendido e doloroso à palpação; toque retal: esfíncter anal com tônus aumentado e ampola retal vazia.
Qual é o diagnóstico mais provável do caso acima?
O sinal da dupla bolha pode ser observado em diversas patologias do trato gastrointestinal. Entre eles, atresia duodenal, pâncreas anular etc.
Na presença de atresia duodenal, os vômitos são caracteristicamente
Você acompanha o atendimento de uma menina de sete anos no ambulatório de pediatria, cuja mãe queixa-se de episódios recorrentes de desatenção, acompanhada de olhar fixo, que dura alguns segundos. Às vezes, surgem quando ela começa a jogar no celular, “retornando ao normal” logo em seguida. Surgiram cerca de quatro meses, cerca de seis vezes. Em uma vez ocorreu repetidamente durante o dia. Fez um EEG que demonstrou descargas bilaterais de picos e ondas lentas de 3Hz.
Qual o tipo de epilepsia desta menina?