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Com base na teoria dos gêneros do discurso, analise as seguintes afirmativas sobre a redação escolar e assinale a alternativa correta:

A redação escolar, como gênero do discurso, possui características específicas que a distinguem de outros gêneros. Considere as seguintes características:


I. A redação escolar tem uma finalidade predominantemente pedagógica, sendo utilizada como ferramenta de avaliação e desenvolvimento das competências escritas dos alunos.


II. A redação escolar apresenta uma estrutura relativamente estável, geralmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, o que facilita a organização das ideias.


III. A redação escolar é fortemente marcada pelas normas da língua padrão e pelas convenções de escrita formal, refletindo a interação assimétrica entre aluno (autor) e professor (leitor).


IV. A redação escolar permite total liberdade temática e estrutural aos alunos, promovendo a criatividade e a originalidade sem restrições.


Quais dessas afirmativas estão corretas de acordo com a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso?

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No trecho “A diferença central refere-se à inserção da análise semiótica”, qual é o processo de formação da palavra “semiótica”?
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Considerando os processos de formação das palavras, identifique o processo utilizado para a formação da palavra “finalidade” no trecho: “As condições de produção do texto (interlocutores, finalidade, conteúdo, estratégias enunciativas) e os processos de construção da argumentação.”
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Sobre os processos de formação das palavras, analise a seguinte frase: “A BNCC reflete esse avanço, que se manifesta, principalmente, em dois aspectos: a presença de textos multimodais e as questões de multiculturalismo.” Qual das alternativas a seguir contém uma palavra formada por derivação prefixal e sufixal?
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Identifique a relação de sentido expressa no periodo composto abaixo e justifique sua resposta. “As práticas de linguagem se mantém, mas é inserida a semiótica.”