Filtrar


Questões por página:
Um paciente é levado ao serviço de urgência com um quadro grave. Durante a avaliação, os familiares relatam que ele iniciou com febre elevada e cefaleia. Ao exame físico, o médico identifica náuseas, vômitos, rigidez de nuca e observa que o paciente apresenta alteração do estado mental.

Pergunta: Considerando apenas as alternativas apresentadas, qual é o diagnóstico mais provável?
Analise as afirmativas abaixo sobre arritmias cardíacas e indique “V” para verdadeiro e “F” para falso:

( ) Taquiarritmia se define pela presença de frequência cardíaca elevada para a idade associada a um ritmo não originário do nódulo sinusal.
( ) A taquicardia de origem supraventricular tem sua origem em local acima do nódulo atrioventricular, incluindo o nódulo sinusal.
( ) Taquicardia de origem ventricular se inicia abaixo do nódulo atrioventricular, em qualquer local de ambos os ventrículos.
( ) Bradicardias constituem apenas alterações da frequência cardíaca, podendo o ritmo cardíaco ser de origem sinusal ou não.

Assinale a alternativa correta:
Considerando o caso hipotético de um recém-nascido que, ao realizar a triagem neonatal (teste do pezinho), apresentou resultado positivo para hipotireoidismo congênito, qual deve ser a conduta mais adequada dentre as alternativas abaixo?
Durante uma consulta pediátrica, uma criança de 4 anos apresenta queixa de ardência ao urinar e aumento da frequência urinária. Está em bom estado geral, sem febre, sem vômitos e consegue ingerir líquidos normalmente. A médica considera a hipótese de infecção do trato urinário (ITU).

Com base nesse cenário e nas informações clínicas descritas, como essa ITU deve ser classificada?
A acidose metabólica sem hiato aniônico é causada principalmente pela perda de bicarbonato.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais fatores causadores da acidose metabólica sem hiato aniônico.