Filtrar


Questões por página:
Antes de se iniciar a elaboração do Plano de Continuidade de Negócio - PCN é importante analisar alguns aspectos, dentre os quais NÃO se inclui:

A Norma NBR ISO/IEC 27002:2005, na seção que trata da classificação da informação, recomenda que a informação seja classificada em termos do seu valor, requisitos legais, sensibilidade e criticidade para a organização. Em relação às diretrizes para a implementação desta classificação, está de acordo com esta Norma afirmar que convém que:

A Norma NBR ISO/IEC 27001:2006, na seção que trata do estabelecimento e gerenciamento do SGSI, orienta que a organização deve definir uma política do SGSI nos termos das características do negócio, sua localização, ativos e tecnologia que observe as características listadas abaixo, EXCETO:

A construção do Planejamento Estratégico de TI do TRT de uma das regiões do Brasil incluiu a etapa de capacitação de um grupo de trabalho composto de 21 servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação em Planejamento Estratégico. Ao final da etapa de treinamento, o grupo de trabalho compreendeu o papel e a importância dos fundamentos da estratégia e os desafios principais que compõem a estratégia da Instituição.

No processo de capacitação foram introduzidos os conceitos ...... , metodologia mais difundida no mercado para o planejamento estratégico e adotada como padrão em todo o judiciário, que visa garantir o alinhamento e a sinergia da organização em direção à sua estratégia e à entrega da sua proposta de valor. A metodologia auxilia as organizações na promoção de iniciativas de valor para o alcance da visão institucional, a partir da tradução da estratégia em objetivos operacionais alinhados, cujo comportamento é acompanhado por meio de indicadores. É uma ferramenta valiosa para o estabelecimento e priorização das iniciativas capazes de levar uma organização a atingir esses objetivos.

(http://www.trt4.jus.br/ItemPortlet/download/10220/PETI.pdf)

lacuna do texto é corretamente preenchida por:

Considere as afirmativas sobre governança de TI, em organizações sem fins lucrativos.

I. Investimentos em infraestrutura de TI podem ser justificados sob mandatos (em que não é necessário justificar custos), por meio de avaliações que mostrem que os investimentos contribuirão para a redução de despesas e/ou buscando mostrar que os investimentos podem habilitar novas capacidades.

II. Frameworks estratégicos, bem aceitos como o Modelo de 5 Forças de Michael Porter, ajustam-se muito bem às organizações sem fins lucrativos, mesmo que haja pouca concorrência e não exista mercado com múltiplos compradores e vendedores (como acontece com os serviços governamentais).

III. Nestas organizações, especialmente nas do governo, as decisões sobre infraestrutura de TI são estratégicas e deveriam ser tomadas com forte participação da área de negócios, combinando a contribuição estratégica da alta administração com o conhecimento técnico da equipe de TI. Juntos, eles podem promover o equilíbrio entre o alinhamento da TI e as necessidades do negócio.

Está correto o que se afirma APENAS em: