Filtrar


Questões por página:
André trabalha como Analista Judiciário e, analisando o modelo de maturidade do CobiT 4.1, concluiu que a performance atual do TRT da 16a Região nos seus processos de TI encontra-se no seguinte patamar: “os processos evoluíram para um estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes funcionários fazendo a mesma tarefa. Mas não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixada com cada um dos funcionários.
Há um alto grau de confiança no conhecimento por parte deles e, consequentemente, erros podem ocorrer”.

O TRT da 16a Região encontra-se no nível de maturidade
Quando um Sistema Operacional (SO) concilia múltiplos usuários, os aspectos de compartilhamento, a nomeação e a proteção de arquivos tornam-se relevantes. Dada uma estrutura de diretórios que permita o compartilhamento de arquivos entre os usuários, o sistema operacional:

I. Tem de mediar este compartilhamento.

II. Tanto pode permitir a um usuário o acesso aos arquivos de outros usuários por default como exigir que um usuário conceda especificamente acesso aos arquivos.

III. Precisa apenas dos mesmos atributos de arquivo e diretório para implementar o compartilhamento e a proteção necessários em um SO monousuário.

IV. Pode possuir múltiplos sistemas de arquivos locais, inclusive volumes em um único disco ou múltiplos volumes em múltiplos discos vinculados.

V. É responsável por definir as permissões sobre um arquivo ou diretório a cada operação solicitada e a executa ou não.

Está correto o que se afirma APENAS em

Um Sistema Operacional (SO) realiza o gerenciamento

...I... que inclui o fornecimento do sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios e o gerenciamento do espaço em dispositivos com grande capacidade de armazenamento de dados.

...II... que são a unidade básica de trabalho do SO. Isso inclui a sua criação, sua exclusão e o fornecimento de mecanismos para a sua comunicação e sincronização.

...III... controlando que partes estão sendo usadas e por quem. Além disso, é responsável pela alocação e liberação dinâmica de seu espaço.

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:

Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Neste modelo,

Um sistema orientado a objetos pode ser modelado a partir de três modelos distintos, embora relacionados, cada qual capturando aspectos importantes e necessários para uma descrição completa do sistema. Estes modelos são:

Modelo de ...I... descreve a estrutura dos objetos - sua identidade, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações. O objetivo na construção deste modelo é capturar os conceitos do mundo real que são importantes para a aplicação. A UML 2.0, para descrever este modelo, utiliza os diagramas de ...... .

Modelo de ...II... descreve os aspectos dos objetos que tratam do tempo e da sequência de operações - eventos que marcam mudanças, estados que definem o contexto para eventos e a organização de eventos e estados. A UML 2.0, para descrever este modelo, utiliza os diagramas de ...... .

Modelo de ...III... descreve como os objetos individuais colaboram para alcançar o comportamento do sistema como um todo. A UML 2.0, para descrever este modelo, utiliza os diagramas de ...... .

A correspondência entre os modelos I, II e III e os diagramas que completam as lacunas são, correta e respectivamente, apresentada em: