Filtrar


Questões por página:
Segundo a NBR 10520,
Considere as referências abaixo:

I. GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec Treina, 1998.1 CD-ROM.

II. EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (São Carlos, SP). Paulo Estevão Cruvinel. Medidor digital multissensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun.1989, 30 maio 1995.

III. BRASIL. Medida provisória no 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez.1997. Seção 1, p.29514.

IV. BARROS, Raimundo Gomes de. Ministério Público: sua legitimação frente ao Código do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudência dos Estados, São Paulo, 19(139):53-72, ago.1995.
 
Segundo a NBR 6023, está correto o que se afirma APENAS em
Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a conceitos utilizados na NBR 6029 − Apresentação de Livros e Folhetos, e suas definições:

I. Elementos textuais.
II. Mancha.
III. Posfácio.

a. Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.
b. Área de grafismo de um leiaute ou página.
c. Parte do trabalho em que é exposta a matéria.
 
A correlação correta entre eles é:
Estão relacionadas diretamente a publicações periódicas as normas NBR
Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a tipos de perguntas que o bibliotecário pode utilizar na entrevista de referência, e suas aplicações específicas:

I. Perguntas abertas.
II. Perguntas fechadas.
III. Perguntas neutras.
IV. Perguntas encorajadoras.

a. Tendem a restringir o foco de forma distinta a um assunto ou fonte específicos e ajudam a aumentar o entendimento do bibliotecário sobre a necessidade de informação do usuário.

b. Ajudam o bibliotecário a ver a pergunta, tanto quanto possível, do ponto de vista do usuário, e a ter uma melhor noção do contexto que levou à pergunta.

c. Buscam obter respostas descritivas e tipicamente começam com “o que", “quando", “onde" e “como".

d. Ajudam o bibliotecário a não tirar conclusões precipitadas sobre as necessidades do usuário, baseadas em experiência, preconceito ou história passada com aquele usuário.
 
A correlação correta entre eles é: