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As dívidas do ente público para com terceiros classificam-se em dívida flutuante e dívida fundada. De acordo com a Lei nº 4.320/64, é característica da Dívida flutuante:

Determinado ente público forneceu as seguintes informações, ao final de seu exercício financeiro:


Aprovação da Lei Orçamentária Anual ( LOA) R$ 150.000,00

Lançamentos de impostos R$ 60.000,00

Arrecadação de impostos lançados R$ 40.000,00

Despesa com manutenção de elevadores R$ 19.000,00

Despesas com água, luz e telefone inscrito em restos a pagar R$ 7.800,00


Considerando essas informações e sabendo que referem-se ao primeiro exercício financeiro do ente governamental, podemos dizer que as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas correspondem respectivamente a:

As variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, que podem ou não afetar seu patrimônio líquido. Podem ser quantitativas ou qualitativas. As variações patrimoniais quantitativas decorrem de transações que afetam para mais ou para menos o patrimônio líquido da entidade pública. É exemplo de variação patrimonial quantitativa diminutiva:
Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais. O Balanço Patrimonial demonstrará o ativo financeiro, ativo permanente, passivo financeiro, passivo permanente, saldo patrimonial e contas de compensação. Em relação ao Passivo Permanente é CORRETO afirmar que:
Segundo a Lei nº 4.320/64 a contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira, patrimonial e industrial. Sobre a contabilidade orçamentária é CORRETO afirmar que: