Filtrar


Questões por página:
A cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas é uma ferramenta importante nas análises toxicológicas. Sobre esta técnica, é incorreto afirmar que:
Os avanços tecnológicos e científicos são fundamentais para melhorar a capacidade de reunir evidências utilizadas na solução de processos criminais ou civis no âmbito das ciências forenses. Entretanto, estes avanços, por si só, não representam garantia que estas evidências serão aceitas como prova pericial em juízo, razão pela qual a cadeia de custódia deve ser implementada nas análises forenses. Sobre a cadeia de custódia é correto afirmar que:
A escolha correta da matriz biológica e a colheita das amostras são fundamentais para o sucesso da análise toxicológica. Por esta razão, em um laboratório de análise forense, o perito responsável seguiu determinadas orientações para a colheita de amostras biológicas. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que contém a alternativa incorreta sobre os procedimentos a serem observados por um perito forense.
Cada matriz biológica possui vantagens e desvantagens devido a uma série de fatores como complexidade, quantidade e dificuldade de coleta, dentre outros. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta.

I. A concentração de um xenobiótico na saliva reflete a sua fração livre no plasma, resultando em uma janela de detecção bem ampla.

II. A urina é um fluido biológico extensamente utilizado em análises toxicológicas, pois é uma das matrizes com menor número de interferentes endógenos por ser constituída principalmente por água.

III. A grande vantagem de se usar o humor vítreo é a sua localização bastante isolada da cavidade tóraco-abdominal, sendo por isso muito pouco propenso a sofrer difusão post mortem.

IV. O sangue é de especial importância nas análises toxicológicas, pois por intermédio dos níveis sanguíneos é sempre possível fazer correlações com os efeitos das substâncias sobre o organismo e a concentração no meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas:
A Agência Mundial Antidoping - AMA (World Anti-Doping Agency - WADA) libera, a cada dia 1º de janeiro, uma lista atualizada de substâncias e métodos proibidos no esporte. Esta lista relaciona substâncias proibidas durante todo o tempo (dentro e fora das competições), substâncias proibidas durante as competições e substâncias proibidas em determinados esportes. Em relação ao doping no esporte, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.

I. Os esteroides androgênicos anabolizantes, usados para aumento da massa muscular, são substâncias proibidas todo o tempo, ou seja, dentro e fora das competições.

II. As anfetaminas são proibidas apenas em determinadas modalidades de esportes.

III. “Dopagem é o uso de um expediente – substância ou método – que pode ser potencialmente prejudicial à saúde dos atletas, capaz de aumentar seu desempenho e que resulta na presença de uma substância proibida ou na evidência do uso de um método proibido no organismo do atleta.”

IV. Os diuréticos e outros agentes mascarantes, como a furosemida, expansores de plasma (administração intravenosa de albumina e manitol, por exemplo) são proibidos apenas durante as competições.

Estão corretas as afirmativas: