Filtrar


Questões por página:

Cerca de 80% das perícias traumatológicas realizadas nos institutos oficiais de perícia são decorrentes de violência por instrumentos contundentes. Diante da importância do estudo desses agentes, relacione as lesões produzidas por eles às suas respectivas definições.


1. Rubefação

2. Hematoma

3. Equimose

4. Escoriação

5. Bossa


( ) Coleção sanguínea, localizada, formada pelo rompimento de vasos de grande ou médio calibre. Além de superficial, pode acontecer em profundidade, em massa de órgãos ou em espaços teciduais (retroperitônio, mediastino).

( ) Ocasionado pela vasodilatação no local da transferência de energia mecânica, guardando a assinatura do instrumento, porém de duração efêmera.

( ) Produzida pelo acúmulo de líquido linfático ou de sangue, quando a região do corpo atingida apresenta um plano subjacente resistente e impermeável.

( ) Sufusão hemorrágica difusa decorrente da infiltração tecidual de sangue extravasado pelo rompimento de vasos.

( ) Resultante da ação tangencial do instrumento que ocasiona o arrancamento da epiderme. Sua forma pode indicar o instrumento que a produziu.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

A Traumatologia Forense estuda as lesões e as condições patológicas, imediatas ou tardias, decorrentes da violência sobre o corpo humano, nas perspectivas do diagnóstico, do prognóstico e das suas consequências, sobretudo, legais.
Considerando que tal estudo inclui a análise das diversas modalidades de energias causadoras de danos, assinale a afirmativa correta.

Com relação à documentação odontológica, analise as afirmativas a seguir.


I. O prontuário é um conjunto de documentos gerados a partir do tratamento do paciente, sendo de posse do paciente com guarda pelo profissional.

II. O profissional tem o dever ético de elaborar e manter atualizados os prontuários de seus pacientes na forma das normas em vigor. Todavia, deve evitar o uso de prontuários digitais, sob pena de não apresentarem validade jurídica e inviabilizar a necessidade de uma identificação odontolegal.

III. O atestado é o documento odontolegal mais produzido pelo cirurgião-dentista e consiste em uma afirmação simples e por escrito de um fato odontológico e suas consequências. A falsificação de atestado odontológico não está expressamente tipificada no Código Penal e poderá ser enquadrada como falsidade ideológica (Art.299 do CP) ou falsidade de atestado médico (Art.302 do CP).


Está correto o que afirma em

Trata-se de uma técnica laboratorial, por meio da qual um segmento da molécula de DNA é duplicado e, com esse procedimento, poucas cópias de uma sequência de DNA podem ser amplificadas em um grande número, viabilizando a análise e aumentando o potencial das possíveis fontes de amostras forenses

Essa definição refere-se à
Em exame clínico da cavidade bucal de crianças, a constatação de petéquias palatinas por felação ou a presença de condiloma acuminado, determina a necessidade de o cirurgião-dentista realizar a notificação compulsória às autoridades competentes, em função da suspeita de