Filtrar


Questões por página:

O Conteúdo Básico Comum (CBC) de História do Ensino Fundamental tem como eixo integrador o tema “História e Cidadania” no Brasil. Com base no CBC, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Na proposta, a ênfase atribuída ao estudo da dinâmica histórica brasileira visa, dentre outros aspectos, permitir uma melhor compreensão acerca dos problemas vividos pelos próprios alunos.

II. A avaliação é concebida como um processo que implica diagnóstico, acompanhamento, busca de superação das dificuldades e não apenas provas e testes para medir o desempenho final dos alunos. Isso significa compreender a avaliação como parte do próprio processo de aprendizagem, constituindo-se num grande desafio não só para os professores de História, mas para o conjunto dos professores de uma mesma escola.

III. Prevê-se que a avaliação inclua, além das provas, as observações e registros dos professores, permitindo acompanhar através de fichas individuais o desenvolvimento das habilidades de raciocínio, o processo de construção de cada aluno, assim como incentivar a construção pelos alunos de instrumentos (portfólios, memorial) que propiciem a formação da autonomia e reflexão sobre o processo de construção do saber histórico e do sentido desse conhecimento para suas vidas.

Estão corretas as afirmativas:

A história-problema, preocupada em estudar e compreender as relações entre o presente e o passado e as produções de conhecimento pelos alunos, tem sido constantemente evocada como alternativa para se alcançar o objetivo pedagógico de prover de significado o ensino da História. Com base na proposta curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento do raciocínio histórico, em oposição a um ensino que visa apenas à memorização, implica várias mudanças nas concepções e práticas do ensino da História. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.

Sobre as teorias que explicam a chegada do homem à América, correlacione as colunas.

A. Teoria de Clóvis.

B. Teoria da rota costeira pelo Oceano Pacífico.

C. Teoria de migração atlântica.

I. James Dixon, arqueólogo, sugere que além dos povos que se deslocaram a pé da Ásia à América do Norte, outros fizeram o caminho em barcos, contornando as geleiras. Essa hipótese foi levantada com base em achados recentes. Na Ilha de Prince of Wales foi encontrado um esqueleto humano de cerca de 10,5 mil anos.

II. Segundo essa teoria, a espécie homo sapiens teria chegado à América pela Sibéria (perto da atual Rússia), passando pelo estreito de Bering e atravessando um corredor livre do gelo, chegando assim ao sul. Utilizando-se da tecnologia de datação do carbono-14, admitiu-se que o homem teria chegado à América há cerca de 13,5 mil anos atrás.

III. Em fins dos anos 1990 foram encontradas na região da Virgínia peças que variam de 10 a 18 mil anos. Arqueólogos acreditam que os instrumentos encontrados em no sítio conhecido com Cactus Hill se parecem com os do sudeste da Europa. A migração teria ocorrido pela costa europeia, passando pela Groelândia até chegar ao litoral atlântico do atual Estados Unidos. A partir daí foi possível chegar até a América do Sul.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

A partir dos meados dos anos 1980, houve amplos debates, tanto em âmbito internacional como no Brasil, em busca de novos caminhos para o ensino de História. Sobre esse posicionamento que consta da Proposta Curricular, assinale a alternativa correta.