Filtrar


Questões por página:

A organização de bens e de serviços vem sofrendo profundas transformações, desde as últimas décadas do século XX. Nesse contexto, a competência destaca-se como conceito fundamental para caracterizar a mudança de comportamento dos seres humanos em relação ao trabalho e sua organização.


Sobre o conceito de competência, analise as afirmativas a seguir.


I. A tomada de iniciativa e de responsabilidade em relação a problemas e eventos que o indivíduo enfrenta em situações profissionais.

II. O entendimento prático de situações que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma na medida em que aumenta a diversidade das situações.

III. A faculdade de mobilizar redes de atores e fazer com que compartilhem as implicações de suas ações e assumam áreas de corresponsabilidade.


Está correto o que se afirma em

A Gestalt é um campo teórico que ofereceu inestimáveis contribuições ao estudo da percepção e da inteligência. Segundo os autores clássicos, a solução de impasses ocorre por meio da reestruturação perceptiva. Sendo assim, ocorre um fenômeno no qual a apreensão global da situação-problema é seguida pelo ajuste dos fatores relevantes em relação ao todo


Esse fenômeno é chamado de

A comunicação organizacional é um processo altamente complexo, sendo fundamental analisá-la em seus diferentes aspectos.


A respeito desse tema, assinale a afirmativa incorreta.

A mensagem que enviamos nem sempre é a mensagem que é recebida. Geralmente dependemos de pistas verbais para determinar se nossa mensagem foi compreendida da maneira que queremos.


Sobre as técnicas usadas para corrigir mal-entendidos e fazer uso da comunicação não violenta, analise as afirmativas a seguir.


I. Podemos pedir ao ouvinte que repita a mensagem em suas próprias palavras o que ele nos ouviu dizer.

II. Demonstrar empatia com um ouvinte que não queira atender a seu pedido.

III. Fazer solicitações desacompanhadas dos sentimentos e das necessidades do solicitante.


Está correto o que se afirma em

A comunicação não violenta consiste em habilidades de linguagem e de comunicação que promovem o respeito, a atenção e a empatia. A comunicação não violenta compreende basicamente quatro componentes que se iniciam com a observação do que afeta nosso bem-estar e, consecutivamente, a identificação de como nos sentimos, o reconhecimento daquilo que gera nossos sentimentos e, por fim, as ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida.


Esses componentes são, respectivamente,