Filtrar


Questões por página:
Paciente de 49 anos, fototipo IV, trabalhador rural, relata que, há cerca de dois anos, surgiu lesão de crescimento lento e centrífugo na face anterior da perna esquerda. Ao exame, presença de placa hiperceratósica, vegetante, indolor, sem sinais flogísticos, de cerca de 5 cm de diâmetro, na face anterior da perna esquerda. À dermatoscopia, visualizam-se pontos pequenos dispersos pela lesão. O exame anátomopatológico evidenciou hiperplasia pseudoepiteliomatosa na epiderme e infiltrado inflamatório crônico granulomatoso na derme, com células gigantes e microabscessos. Pensando na principal hipótese clínica para o caso descrito, assinale a alternativa que contenha a estrutura que pode ser encontrada na descrição do exame anatomopatológico.
É imprescindível que a biópsia, feita para a execução do exame anatomopatológico, seja feita no momento e local mais adequados, para aumentar usa acurácia diagnóstica. Sobre a escolha dos locais para a realização de biópsia, assinale a alternativa correta.
A escabiose é uma dermatose contagiosa causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e não apresenta predileção por sexo, idade ou fototipo. Sobre a escabiose, assinale a alternativa correta.
Em situações e condições distintas, a retenção sudoral pode evoluir para quadros patológicos cutâneos, como a miliária. Sobre as características dos diferentes tipos de miliária, assinale a alternativa correta.
A epidermólise bolhosa adquirida (EBA) pertence ao grupo das doenças vesicobolhosas autoimunes vinculadas ao colágeno tipo VII, predominante na sublâmina densa na zona da membrana basal. Quanto às suas características clínicas, assinale a alternativa correta.