Filtrar


Questões por página:
Paciente de 57 anos, sexo masculino, assintomático, em avaliação de rotina, retorna com exame de imagem que demonstra massa parenquimatosa sólida, de aproximadamente 4 cm, em rim direito. É hígido e não apresenta comorbidades. Em relação ao tratamento do tumor renal deste paciente, assinale a alternativa correta.
Os tumores de testículo que se originam a partir de células germinativas compõem, aproximadamente,95% das neoplasias testiculares. Podem ser divididos entre seminomas e não seminomas. Em relação a esses tipos de tumores, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Dentre as neoplasias que acometem os homens, o câncer de testículo é um dos tumores mais raros diagnosticados, porém é a segunda neoplasia mais frequente em indivíduos do sexo masculino entre 15 e 19 anos de idade. ( ) Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de tumor germinativo de testículos podemos citar a criptorquidia, e a neoplasia intratubular intersticial. ( ) A ultrassonografia de bolsa testicular apresenta uma baixa sensibilidade, porém alta especificidade no diagnóstico de nódulos testiculares. ( ) A α-fetoproteína eleva-se, exclusivamente, em tumores seminomatosos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é definida como a incapacidade de um casal em obter uma gestação clínica após, pelo menos,12 (doze) meses de relações sexuais regulares sem uso de métodos contraceptivos ao longo do ciclo menstrual. Em relação a infertilidade masculina, assinale a alternativa correta.
As disfunções miccionais decorrentes de doenças neurológicas afetam, aproximadamente,400 milhões de pessoas em todo o mundo. Os índices de disfunção neurogênica do trato urinário inferior (DNTUI) pós traumatismo medular tendem a ser mais proeminentes em países em desenvolvimento devido ao maior número de acidentes de trânsito e à violência urbana. Sendo assim, em relação a DNTUI, assinale a alternativa correta.
Nas últimas décadas, as cirurgias convencionais para tratamento da litíase urinária por lombotomia, por exemplo, vêm progressivamente sendo substituídas por técnicas menos invasivas e endoscópicas. Sobre o tratamento intervencionista e cirúrgico para calculose renal, analise as afirmativas a seguir.
I. A litotripsia extracorpórea (LECO) é contraindicada em gestantes, indivíduos com infecção urinária não tratada e/ ou que apresentam variação anatômica com alteração na drenagem renal. II. A ureterorrenolitotripsia flexível pode ser indicada para tratamento de cálculo renal em pacientes para os quais há contraindicação de nefrolitotripsia percutânea (NLP) ou após tratamento incompleto com NLP ou LECO. III. A incidência de sepse de foco urinária pós NLP é de, aproximadamente,15%, sendo a principal complicação deste procedimento cirúrgico. IV. Os procedimentos minimamente invasivos por laparoscopia e/ ou robótica ganharam protagonismo nos últimos anos para tratamento da calculose renal, sendo a primeira opção frente as técnicas endoscópicas e as cirurgias abertas.

Assinale a alternativa correta.