Filtrar


Questões por página:

Considere uma paciente de 32 anos de idade com mastalgia bilateral intensa há vários anos, com mamografia, ultrassonografia e RNM de mamas normais realizadas recentemente. Ela refere que a dor é limitante das repectivas atividades, mesmo após realizar mudanças dietéticas sugeridas pelo ginecologista e ajuste nos sutiãs.

Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica a droga mais eficaz para essa paciente.

Uma paciente de 62 anos de idade, em acompanhamento ambulatorial por incontinência urinária de esforço, refere que foi submetida a tratamento cirúrgico por essa mesma doença há cerca de 20 anos. Levou descrição cirúrgica na qual se registra “incisão da mucosa da parede vaginal anterior, dissecção da fáscia vesicovaginal e plicatura desta na linha média”.

Tendo em vista esse caso clínico, é correto afirmar que o procedimento mencionado recebe o nome de

Uma paciente de 48 anos de idade queixa-se de incontinência urinária aos esforços. Apresenta polifarmácia, utilizando diariamente ciclopenzaprina, baclofeno e amitriptilina para dor crônica, além de ter iniciado acompanhamento com profissional não médico, que recomendou uso de fenilpropanolamina e estradiol.

No que se refere a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica o medicamento que pode estar relacionado com as queixas de incontinência da paciente.

Determinada paciente de 18 anos de idade estava dirigindo-se à faculdade quando foi abordada por dois homens desconhecidos que a arrastaram para uma construção abandonada e forçaram-na a manter relações sexuais com eles, havendo penetração vaginal e anal sem uso de preservativo. A paciente procurou imediatamente auxílio médico, com várias escoriações no corpo, equimoses em tronco e períneo, sangramento e lacerações vaginais.

Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde (2015), para a profilaxia das IST não virais nessa paciente, deve-se indicar, como primeiras escolhas, penicilina G benzatina,

Uma paciente de 18 anos de idade comparece a consulta médica por queixa de lesões vulvares. Refere histórico de múltiplos parceiros sexuais, sem uso de preservativo. Ao exame físico, apresenta lesões condilomatosas em vulva, vagina e região perianal.

A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa que indica os subtipos virais mais prováveis de serem causadores dessas lesões.