TJ-RR - 2012
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Considere que, na aquisição de 40% do patrimônio líquido da empresa Beta, a empresa Alfa tenha desembolsado $ 160.000,00, que o patrimônio líquido contábil de Beta tenha sido avaliado em $ 300.000,00 e que o valor justo dos ativos líquidos, no momento da aquisição, era de $ 70.000,00. Nessa situação, na aquisição parcial de Beta, Alfa realizou corretamente os seguintes lançamentos:

D investimentos em empresas coligadas – $ 120.000,00
D goodwill – $ 40.000,00
C bancos – $ 160.000,00
mostrar texto associado

Suponha que, para o reconhecimento do investimento societário no exterior, determinada investidora tenha recebido os dados constantes da tabela abaixo.



Nesse caso, se o total dos tributos sobre o lucro contabilizados durante o período foi de USD 3.000,00 e se a investidora detém 90% do investimento societário no exterior, então, após as conversões necessárias, a investidora terá contabilizado uma receita de equivalência superior a $ 28.000,00.

mostrar texto associado
O arrendamento mercantil é classificado como financeiro ou operacional. No arrendamento operacional, há transferência substancial de todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade, ao passo que, no financeiro, não há transferência substancial de riscos e benefícios inerentes à propriedade.
mostrar texto associado

As circunstâncias previstas em que o empreendedor pode deixar de compartilhar o controle de uma joint venture, é a alienação de sua participação no investimento ou ainda quando houver a imposição de restrições externas que impliquem na perda do controle conjunto. Considerando que houve a perda do controle conjunto em razão de uma alienação parcial, e que o investimento remanescente não tenha se tornado nem em uma controlada ou coligada; contabilmente o investimento deverá ser classificado como uma participação permanente em outras sociedades avaliadas pelo custo.

mostrar texto associado
As empresas negociam contratos de hedge referenciados em taxas de juros, taxas de câmbio, índices de ações, títulos da dívida externa, ouro e mercadorias agropecuárias com o intuito de proteger seus investimentos. Dessa forma, mesmo concebidos como contratos de proteção, todos esses contratos estão sujeitos aos riscos característicos do mercado financeiro, como os riscos de mercado, de crédito, de liquidez e o risco operacional.