ANAC - 2009
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A organização lógica que norteia a orientação argumentativa do texto opõe formas de conhecimento consideradas de prestígio a formas de conhecimento menos prestigiadas; enquanto o prestígio das primeiras baseia-se na objetividade do estatuto científico, o desprestígio das segundas fundamenta-se na valorização do universo incerto da subjetividade.
mostrar texto associado
Infere-se, a partir das relações de significação do texto, que as "noções equivocadas presentes em seus corpos" (L.10) são as características a-históricas, organizadas por leis fixas que exorcizam "Outros ramos do conhecimento" (L.13).
mostrar texto associado
Na argumentação do texto, são construídas, por meio de estruturas linguísticas e relações lógicas, verdades que se legitimam dentro do universo textual apresentado, independentemente de essas ideias serem comprovadas no mundo empírico.
mostrar texto associado
Nesse fragmento, predominantemente argumentativo, a utilização de ilustrações que comprovam a tese defendida aparece sob a forma de trechos narrativos, como os seguintes: "moldava-se na forma de prosa a fim de poder refletir o real" (L.3-4) e "A astronomia deveria se divorciar da astrologia, como a química da alquimia e a medicina das noções místicas" (L.11-12).
mostrar texto associado
A seguinte afirmação preenche coerentemente o lugar da indicação de supressão do trecho inicial do texto: Na evolução da mitologia para a ciência, ao sistematizar o conhecimento científico, a humanidade palmilhou caminhos de subjetividade e poesia para explicar as origens do homem e justificar a história de sua existência no mundo.