315 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 50 de 63                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Correlacione as colunas abaixo classificando  os acontecimentos relacionados na Coluna I com as fases  vivenciadas pela administração pública brasileira por meio  de suas diversas r
eformas,  disponíveis na Coluna II. Ao  final,  assinale a sequência correta para a Coluna II.


A teoria da contingência reza que se deve construir um modelo de gestão flexível, apto a responder a um contexto cada vez mais complexo e instável. Tendo em mente o argumento contingencial, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) A noção de covariação estrutural coloca em relevo a relação entre estrutura organizacional e a dinâmica do ambiente externo à organização, a partir de variáveis como tecnologia, mercado e pessoas. 
( ) Os modelos de gestão mecanicistas estão aptos a responder ao contexto cada vez mais complexo e instável do mundo moderno.
( ) O conceito de covariação estrutural pode ser expandido para comportar a correlação entre estrutura organizacional e variáveis contextuais pertencentes a domínios mais sutis, tais como a psique e a cultura. 
( ) Uma estrutura interna cria outra externa e vice-versa, como propõe a autopoiesis e mediante um padrão de comportamento ou interrelação não linear, como propõe a abordagem da complexidade.
Uma nova gestão pública, em sentido amplo e não restrito ao movimento inicialmente denominado New Public Management, implica um modelo de gestão pública com características que englobem itens típicos do New Public Management  com outros típicos da administração progressivista. 
Acerca da nova gestão pública acima referida, analise as assertivas a seguir, classificando-as como verdadeiras( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta
( ) Sem uma forte orientação à equidade, corre-se o risco da exclusão digital e do consequente aprofundamento da desigualdade.
( ) A iniciativa privada deve aportar recursos, fomentar tecnologias e difundir o acesso, enquanto o governo deve regular o setor e promover o empreendedorismo digital. 
( ) O mercado consegue, por si só, promover os avanços necessários à implementação da sociedade da informação, mesmo diante da necessidade de se cumprir padrões de justiça social. 
( ) Não basta ofertar bens públicos via internet e tornar-se usuário exemplar. É necessário prover a oferta do acesso e modelar o macro-sistema.
Sabendo-se que a reforma do Estado surge como solução da crise do Estado, correlacione as colunas abaixo ligando os padrões de reforma elencados na Coluna I às suas respectivas características constantes da Coluna II.
 
 Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.
 
 COLUNA I
 Reforma do Estado Social
 Reforma Neodesenvolvimentista.
 Reforma Liberal.
 
 COLUNA II
() Baseia-se na aliança Estado e iniciativa privada para a inserção em nichos e mercados globais.
 ( ) Reforma de caráter fortemente minimalista, com ênfase na eficiência econômica.
 ( )em ênfase no Estado e na sociedade civil. Ainda que diante de requisitos de integração econômica e desenvolvimento do mercado, o estado tem papel central na geração do bem-estar.
