limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A arqueologia e a história diferem pelo tipo de fontes, recursos, metodologia e orientações teóricas que utilizam, além de estudarem sincrônica e diacronicamente, processos globais de mudanças sócio-cultural, complementando-se.
mostrar texto associado
A arqueologia islâmica assumiu papel determinante na construção da nova história medieval portuguesa, ajudando a preencher lacunas no entendimento da dimensão territorial alcançada pela civilização árabe-islâmica pela ausência de documentação histórica.
mostrar texto associado
Em Portugal, as intervenções na área de arqueologia medieval se consolidaram a partir dos anos 1990. Desde então, a arqueologia medieval vem recebendo a mesma atenção dispensada aos estudos arqueológicos referentes a períodos históricos anteriores.
mostrar texto associado
A Idade Média, que durou quase 1.000 anos, é marcada por acontecimentos importantes para o desenvolvimento da história ocidental, como o florescimento da cultura, o renascimento das artes e, principalmente, a expansão do Cristianismo.
mostrar texto associado
Entre os principais focos de interesse da arqueologia medieval portuguesa estão a época visigótica, islâmica e cristã; a arqueologia urbana, o espaço rural e a castelologia.