BNDES - 2011 - Edital Nº. 02/2011
limpar filtros
Questões por página:
Uma economia cresce sem inflação. A razão Dívida Pública ÷ Produto Interno Bruto (D ÷ PIB) aumentará continuamente se não houver um valor mínimo de Superavit Primário (S) do setor público, expresso em relação ao Produto Interno Bruto (S ÷ PIB).

Não ocorrendo alteração nas demais variáveis relevantes, esse valor mínimo de S ÷ PIB será menor se o(a)

Suponha que o governo crie um novo imposto de R$ 10,00 por unidade vendida no mercado do bem Y. Os vendedores vão fazer a coleta fiscal para o governo.

A figura abaixo mostra as curvas de demanda (D) e de oferta (S) do bem Y, antes do imposto; a oferta é totalmente inelástica.



Após a vigência do imposto, o preço pago pelos compradores aos vendedores e a receita obtida pelo governo com o imposto, ambos expressos em reais, serão, respectivamente,

De acordo com o Banco Central do Brasil, o setor público brasileiro, incluídas todas as esferas de governo, registrou superavits primários correspondentes a 2,06 e 2,78% do PIB em 2009 e 2010, respectivamente.

Comparando-se esses dois resultados, conclui-se que
O sistema monetário internacional, conhecido como Sistema de Bretton Woods, previa o estabelecimento de um conjunto de taxas de câmbio fixas, a serem mantidas numa faixa de ± 1% em torno das paridades acordadas. E um país só poderia alterar a paridade de sua moeda se houvesse um(a)

A figura abaixo mostra a aplicação do modelo IS / LM / BP para uma economia com taxa de câmbio fixa em uma situação de mobilidade internacional imperfeita do capital financeiro.



A posição inicial da economia é o ponto I com o balanço de pagamentos em equilíbrio. Nessas condições, a curto prazo uma política fiscal expansiva