limpar filtros
Questões por página:

O gerente do setor em que Ana Luiza trabalha solicitou a ela a criação de uma planilha no Excel, de forma a utilizar um cálculo envolvendo média ponderada. Segundo ele, o escritório havia feito uma compra de 3 computadores no valor de R$ 2.350,50 cada. Uma semana depois, após uma alta no valor do dólar, comprou mais 5 computadores com a mesma configuração, mas ao preço de R$ 2.970,00 cada. O gerente pediu à Ana Luiza que calculasse a média ponderada dos preços, considerando as quantidades como pesos a serem aplicados. Com os dados fornecidos, Ana Luiza montou a seguinte planilha:



Na célula A5, Ana Luiza calculou a média ponderada dos valores contidos nas células A2 e A3, aplicando os pesos contidos nas células B2 e B3, respectivamente.

Na célula A5 foram utilizadas as fórmulas:

Considere o trecho abaixo, retirado do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Art.42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

PARÁGRAFO ÚNICO. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ou em dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

(<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm)

Para que o texto tenha sido apresentado como acima exposto, foram realizadas algumas formatações como adição de sublinhado e negrito, espaçamento entre os parágrafos, alinhamento justificado e transcrição da expressão “Parágrafo Único” para letras maiúsculas.

Para conseguir os efeitos descritos, foram utilizados recursos do Microsoft Word 2010 (em português) disponíveis

Questão Anulada
O Banco Lovelock encomendou uma pesquisa tentando identificar fatores associados à fidelização de clientes que, potencialmente, podem fazer sua lucratividade crescer. NÃO representa um fator ligado ao aumento da lucratividade por fidelização do cliente:

O Banco LMN deseja incrementar a fidelização de determinado segmento de clientes atuais. Para tanto, elaborou uma estratégia que visa à ampliação do valor entregue aos correntistas, com base na teoria do marketing que define o conceito de proposta de valor. Segundo essa teoria, uma ação que representa a proposta de entrega de alto valor ao cliente é

Considere um setor bancário hipotético com as seguintes características: inexistência de economias de escala; clientes com baixo custo de troca de banco; baixa necessidade de capital para abertura do negócio; ausência de políticas públicas restritivas.

Dentre as denominadas cinco forças competitivas de Porter, a mais relevante como ameaça a um banco em funcionamento, diante da estrutura setorial apresentada, é