limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Nesse trecho do relato de Juscelino, feito em primeira pessoa e eivado de expressões subjetivas, observa-se o emprego de linguagem conotativa como em “o destino já começara a tecer, com seus dedos invisíveis, a teia na qual em breve iria me enredar” (L.14-15).
mostrar texto associado
Depreende-se do texto que Juscelino, na época por ele relatada, antevia a possibilidade de dedicar-se integralmente à política, embora tivesse consciência da transitoriedade do cargo que ocupava.
mostrar texto associado
O trecho “que o auxílio prestado pelos tribunais de contas não comporta a ideia de imposição de relações de subordinação entre o órgão e o Legislativo” (L.7-9) exerce a função de sujeito da forma verbal “destacar” (L.7).
mostrar texto associado
Dada a relação de igualdade expressa pela forma verbal “equivalem” (L.23), seria mantida a correção gramatical do texto se essa forma verbal fosse empregada na terceira pessoa do singular — equivale —, caso em que concordaria com “uma mescla dos processos e maneiras de decidir típicos do Legislativo e do Judiciário” (L.23-25).
mostrar texto associado
Como na redação do segundo parágrafo do texto foram atendidas as normas do padrão culto da língua, esse parágrafo poderia compor um documento oficial, como, por exemplo, uma exposição de motivos.