SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
As grandes mobilizações urbanas de massa que ocorreram no Brasil e em vários países do mundo ocidental nos anos 1960 e 1970 foram avaliadas como "novos movimentos sociais”, tanto pela novidade dos temas que abordavam, como pela participação de novos atores: jovens, estudantes, mulheres, minorias étnicas, entre outros. A erupção destas manifestações tornou evidente a incapacidade dos dois maiores modelos teóricos, o marxista e o estrutural-funcionalista, de interpretar os novos conflitos.

A esse respeito, assinale a opção que indica, corretamente, uma interpretação dos novos movimentos sociais.
A escola e a educação ocuparam um lugar central no pensamento sociológico desde o final do século XIX. A esse respeito, relacione os sociólogos as respectivas perspectivas sobre educação.

1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu

( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Nos PCN's de Ensino Médio para as Ciências Humanas e suas Tecnologias, um dos eixos de competências a ser desenvolvido em Sociologia è a capacidade de "investigação e compreensão” .

Assinale a opção que identifica corretamente uma competência correspondente a este eixo.

Ao estudar os movimentos sociais da contemporaneidade, Charles Tilly pegou emprestada do campo musical a noção de "repertório", útil para investigar a relação entre cultura e política nos processos de mobilização coletiva. Para Tilly, repertório e "o pequeno leque de maneiras de fazer política num dado período histórico. O conceito ressalta a temporalidade lenta das estruturas culturais, mas dá espaço aos agentes, pois que a lógica volátil das conjunturas políticas os obrigaria a escolhas contínuas, conforme oportunidades e ameaças cambiantes - em contextos democráticos, passeatas são mais seguras que guerrilhas; em contextos repressivos, pode bem ser o contrário".

(ALONSO, A. "Repertorio, segundo Charles " in Revista Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 3, 2012, p. 22.)

Com base no fragmento acima, o conceito de repertório de Charles Tilly é

As tribos urbanas são comunidades que compartilham gostos e comportamentos e têm sido estudadas pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, para quem o fenômeno das tribos urbanas e caracterizado por "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".

(MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos: O declinio do individualismo nas sociedades de massa. RJ: Forense, 1998, p. 70.)

As alternativas abaixo identificam corretamente caracteristicas das tribos urbanas, à exceção de uma. Assinale-a.