STJ - 2015
limpar filtros
Questões por página:
Julgue o seguinte item, relativo ao uso de antibióticos na infância.

Situação hipotética: Uma criança de um ano de idade apresentou infecção urinária comprovada por urocultura. O antibiograma mostrou sensibilidade aos seguintes fármacos: cefalexina, sulfametozaxol — associado a trimetropim — e ciprofloxacina. Assertiva: Nesse caso, o fármaco de escolha para iniciar o tratamento da paciente é a ciprofloxacina.
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância.

Uma criança de oito anos de idade foi levada a um hospital por apresentar, havia um mês, irritabilidade, sudorese, rubor e palpitação. No exame físico, além de precórdio agitado e hipertensão arterial, identificaram-se equimoses periorbitárias. Nesse caso, deve-se indicar a realização de dosagem do ácido vanilmandélico e do ácido homovanílico no sangue ou na urina da paciente.
Visualizar Questão Comentada
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância.

Um adolescente de quinze anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ter notado, havia um mês, a presença de gânglios aumentados no pescoço. Na anamnese, o paciente relatou a presença de sintomas como febre, perda de peso e sudorese noturna. No exame físico, o médico identificou, por meio de palpação, gânglios aumentados nas regiões cervical e supraclavicular. A radiografia de tórax e a tomografia de abdome mostrou aumento apenas de linfonodos mediastinais.A biópsia de gânglio cervical revelou infiltrado linfocitário e eosinofílico, trabeculações fibrosas e células de Reed-Sternberg. O mielograma do paciente jovem apresentou resultado normal. Nesse caso, o diagnóstico é de linfoma de Hodgkin no estágio III A.
Visualizar Questão Comentada
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância.

Um recém-nascido macrossômico foi levado a um centro de saúde para uma consulta de rotina. Durante o atendimento, o profissional observou que a criança apresentava hemi-hipertrofia, macroglossia, onfalocele, proeminência occipital, sulcos anormais nos lóbulos das orelhas, hipoplasia maxilar, dorso nasal alargado e hipoplasia do terço médio da face. Nesse caso, constatou-se, após a avaliação médica, que há baixa probabilidade de a referida criança apresentar tumores malignos, especialmente tumor de Wilms, nos dez primeiros anos de vida.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
Uma paciente, na vigésima semana de gestação, foi diagnosticada como soropositiva para o HIV. Na ocasião, ela estava assintomática e apresentava contagem de células CD4 de 400/mm³ e carga viral de 15.000 cópias/mL, razão por que lhe foia dministrada terapia antiretroviral. Na trigésima oitava semana de gestação, a carga viral da paciente era de 2.000 cópias/mL e sua gestação estava em curso normal.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.

Em condições ideais, a gestação deve ser interrompida, antes do início do trabalho de parto, com as membranas amnióticas ainda íntegras, por meio de operação cesariana eletiva.